Companhia de Ballet da Cidade de Niterói (RJ) se apresenta no Theatro São Pedro

A consagrada Companhia de Ballet da Cidade de Niterói traz a Porto Alegre “Casa de Carii”, um espetáculo de dança que associa dança contemporânea e ritmos que exploram a brasilidade. As apresentações acontecem nos dias 09 e 10 de julho, sábado e domingo, no Theatro São Pedro.

Casa de Carii I_Karla Kalife

Com direção artística de Pedro Pires e coreografia de Gleidson Vigne,  “Casa de Carii” utiliza a riqueza e diversidade dos ritmos brasileiros como trilha sonora, especialmente o samba, associados à experimentação de diferentes formas de ver e entender a contemporaneidade.

Resultantes de pesquisa musical e coreográfica, a obra explora ritmos cariocas, que motivam movimentos vigorosos dos bailarinos em cena. A montagem também conta com um jogo de sombras que revelam as silhuetas da cidade do Rio de Janeiro, numa fusão entre sons mecânicos que exploram a tecnologia junto às possibilidades estéticas de dança contemporânea.

Sobre o espetáculo – De acordo com estudos, há indicação da existência de uma tribo indígena denominada “Carii”, que habitava a região da atual cidade de Niterói. Segundo esta versão, “carioca” poderia significar “Casa de Carii” (carii+oka). Ao escolher ritmos cariocas como fonte de inspiração para o seu novo trabalho, a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói mantém o seu desafio de propor a experimentação de diferentes formas de ver e entender a contemporaneidade sem rejeitar sua brasilidade.

No espetáculo, a CBCN vivencia as relações entre o corpo e o ritmo através de formas desconstruídas, desarticuladas, agrupadas, desalinhadas, tradicionais e arrojadas, possibilitando um painel alegre e instigante de movimentos e sons.

 

Serviço:

Etapa Sul: “Casa de Carií” | Companhia de Ballet da Cidade de Niterói

Dia 09 de julho (sábado), às 20h

Dia 10 de julho (domingo), às 18h

Theatro São Pedro – Praça da Matriz, s/nº, Centro Histórico, Porto – Alegre, RS

Ingressos: http://www.teatrosaopedro.com.br/eventos/casa-de-carii-rj/

Classificação Livre