Festival Internacional de Teatro leva espetáculos às ruas de POA

Até o dia 28 de junho, Porto Alegre recebe a oitava edição do Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre (FITRUPA)! A proposta é levar espetáculos do mundo todo a locais públicos da cidade, promovendo a ocupação do espaço por meio da arte. Os horários são variados e a entrada para todos os espetáculo é gratuita e alguns precisam de agendamento prévio.

un_sonrisa_vale_mas_que_mil_palabras_-_martinez_bru1-910x607
Foto: Bru Martinez

Alguns dos espetáculos em cartaz são “Kassandra”, da Cia La Vaca, de Santa Catarina; “Odiseo.com”, parceria do Grupo Teatral (E)xperiência Subterrânea, de Florianópolis, com o Centro Latinoamericano de Creación e Investigación Teatral, da Argentina; a peça argentina “Skakespeare Inédito” e a obra vanguardista “DNA de DAN”, entre outras.

O dramaturgo franco-uruguaio Sergio Blanco escreveu “Kassandra” numa versão atualizada, tragicômica, recheada de referências que vão desde os clássicos gregos até elementos do imaginário da cultura pop. Já o espetáculo “Odiseo.com” apresenta três situações que combinam planos ficcionais captados por webcam em tempo real e cujas ações transcorrem em três distintos países: Brasil (Porto Alegre), Argentina (Buenos Aires) e Alemanha (Bremen).

 

Foto: Paula Carvalho
Foto: Paula Carvalho

O argentino “Skakespeare Inédito” une os personagens emblemáticos de Shakespeare numa tragicomédia inédita. Por sua vez, “DNA de DAN” é do artista paranaense Maikon K, pupilo de Marina Abramovic, a dança instalação Performance Teatral de Rua, que dura de cinco a seis horas de performance dentro de uma bolha plástica no qual o performer literalmente troca de pele diante dos espectadores. O espetáculo acontece na Travessa dos Cataventos, na CCMQ.

 

Por: CL