Inauguração da exposição *Arqueologia do Caminho ocorre no próximo dia 25 em Porto Alegre

Foto: Fernando Pavão

A inauguração da exposição Arqueologia do Caminho ocorre no dia 25 de junho, sábado, às 11h. Estarão expostas no Ateliê e Espaço Cultural Jabutipê (Rua Fernando Machado, 195) imagens fotográficas do trajeto realizado pelo artista Leandro Machado e as esculturas e/ou vestígios criados. A visitação seguirá até 9 de julho, e o funcionamento ocorre somente aos sábados. As visitas devem ser agendadas pelo telefone (51) 9196-4860.

banner

Na ocasião de abertura da mostra, também haverá o lançamento do livro do projeto – com relato sobre todo o processo do trabalho de Machado –, que conta ainda com textos de Iosvaldyr Bittencourt (jornalista e antropólogo), Estevão Haeser (artista multimídia), Michele Zgiet (educadora e artista) e Carla Magalhães (artista visual) para o enriquecimento deste produto cultural.

Na proposta de Leandro Machado contemplada pelo Fumproarte em 2014, a ideia do artista era buscar espaços periféricos, outros lugares da Capital que não fossem tão centrais, imagens que não aquelas que a mídia normalmente evoca. Na visão de Leandro, andarilhar tinha como objetivo desconstruir o que se acha que se conhece profundamente. “Parece que as pessoas da cidade são somente aquelas que circulam pelo Centro, Cidade Baixa, Moinhos de Vento… Porto Alegre é tão mais ampla, vasta, poderosa! São lugares periféricos, mas – ao mesmo tempo – outros centros. Fui a lugares que desconhecia, outros que só sabia pelo nome, aquilo que estava escrito no cabeçalho do ônibus, como Itu Sabará, Sarandi, Vila Elizabeth, Retiro da Ponta Grossa, Lami… É uma outra Porto Alegre, às vezes até mais bonita que esta que a gente conhece”, conta.

 

Foto: Fernando Pavão
Foto: Fernando Pavão

SERVIÇO:

LEANDRO MACHADO – ARQUEOLOGIA DO CAMINHO

Exposição e lançamento de livro

Data: 25 de junho, sábado

Local: Ateliê e Espaço Cultural Jabutipê – localizado na Rua Fernando Machado, n° 195, no Centro Histórico de Porto Alegre/RS

Horário: das 11h às 15h – no dia do lançamento, haverá distribuição gratuita da obra

Visitação: até 9 de julho

 

Por: Caroline da Silva