Brecht inspira novo espetáculo teatral que estreia hoje e quarta-feira no Teatro da Santa Casa

Estreia hoje  e quarta (22), às 20h, o  espetáculo Dialética da Coragem: Duas mães de seu tempo e um soldado atemporal, montagem do Núcleo de Teatro Político As Brechtianas, no Centro Histórico-Cultural Santa Casa, em Porto Alegre. A montagem teatral faz uma abordagem autoral acerca de duas personagens de diferentes textos do dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1898/1956) – A Mãe e Os Fuzis da Senhora Carrar – com a intervenção do “soldado atemporal”, personagem construído a partir dos escritos Lutando na Catalunya e 1984, de George Orwell. A estreia está inserida na programação de 10 anos do Grupo Trilho.

Dialetica_da_Coragem__Atriz_Caroline_Falero_br(1)

Como parte fundamental da narrativa, a trilha sonora conta com o músico convidado Demétrio Xavier, com o Grupo Vocal OTTO VOCI, formado por oito jovens componentes do coro vocal da UFRGS, e com o grupo Iyalodê Idunn e seus tambores afro-gaíuchos, comandados por Edu do Nascimento. Este conjunto sonoro traz à cena a cultura em sua correlação com as narrativas histórico-universais. A peça conta com projeções audiovisuais e intervenções de tecido acrobático como atrações fundamentais.

Segundo as diretoras da peça, Ana Campo e Caroline Falero, que também atuam, a postura do indivíduo perante os acontecimentos sociais de seu tempo, o restante da sociedade e a reflexão sobre revolução social como consequência e alternativa perante as brutais desigualdades e vazio humanitário do sistema capitalista são o foco da narrativa elaborada para a peça. Fatos históricos como guerra, guerra civil, revolução e sua objetividade são permeados pela intervenção de trechos de Orwell, que atestam brutal lucidez sobre tais processos históricos, cuja repercussão nos faz concluir que a realidade só pode ser concebida com esse componente fundamental da subjetividade, o que contrapõe o primado ideológico de nosso tempo, comenta Ana Campo, e resume: “nosso circo vem falar do pão”.

SERVIÇO:

O QUÊ: Dialética da Coragem: Duas mães de seu tempo e um soldado atemporal, com o Núcleo de Teatro Político As Brechtianas

QUANDO: Dias 21 e 22 de junho de 2016, às 20h

ONDE: Centro Histórico-Cultural Santa Casa, Av. Independência, 75, Fone: 51 3214-8255

QUANTO: R$ 10,00, com desconto de 50% para estudantes, idosos e classe artística. Ingressos antecipados na Livraria Bamboletras, no Comitê Latinoamericano ou na bilheteria, nos dias de sessão, a partir das 19h

 

Por: Silvia Abreu