Artistas da região estarão reunidos na 1ª edição da Feira de Arte Itinéra em São Leopoldo

Foto: Vergilio Lopes

Um grande intercâmbio artístico promete tomar conta de São Leopoldo no dia 18 de junho, sábado. Isso porque neste dia será realizado a 1ª edição da Feira de Arte Itinéra, que reunirá em um mesmo espaço artistas da cidade e de outras localidades para que, além de poderem divulgar e vender seus trabalhos, possam se conhecer, compartilhar e trocar conhecimento.

Foto:  Vergilio Lopes
Foto: Vergilio Lopes

O evento, que ocorrerá na Rua Wilhelm Rotermund, 1369 – Morro do Espelho, das 11h às 21h, terá todas suas atividades oferecidas à comunidade de forma gratuita, sendo que a programação inclui apresentações de teatro, música, contação de histórias e oficinas de desenho para as crianças.

Valorização do artista

Idealizado pelo diretor de arte Vergilio Lopes e pela gestora de projetos Priscila Mello, a feira de arte independente nasceu do desejo de se valorizar os artistas da região e de aproximá-los para que se conheçam e troquem experiências. “Temos artistas incríveis na nossa região, sendo que a grande maioria deles se encontra engajado em atividades sociais, buscando mostrar sua arte de forma independente, sem incentivo”, salienta Priscila.

Foi freqüentando as feiras de Porto Alegre que ela percebeu que não havia nada parecido na cidade e nem no interior do Estado. “Notamos que há um grande potencial de público para estas feiras e vimos que seria possível agregar não só os artistas visuais, mas também os artistas de teatro e música”, explica.

Para estabelecer um contato intimista que instiga a valorização da arte e na vinda de pessoas de localidades diferentes para visitar e conhecer São Leopoldo.

Arte diversificada

Nesta primeira edição, a feira contará com a participação de 12 artistas gráficos da região expondo seus trabalhos artísticos, o que proporcionará ao público ter acesso a diferentes manifestações de arte. Edu Zucchi, que integra o Grupo Arte 15, será um dos artistas presentes na Feira Itinéra. “Cada iniciativa deste nível deve ser prestigiada e propagada para família, amigos e conhecidos. É muito importante cada cidade conhecer a arte de seus moradores, pois, na minha opinião, a expressão artística é a expressão social do meio que vivemos”, pontua Zucchi.

Edu Zucchi - Crédito Vergilio Lopes
Foto: Vergilio Lopes

 

Segundo ele, a cada dia que passa as pessoas estão entendendo melhor o significado de propagar a arte. “São ações deste nível que ajudam a ampliar a arte para muitos que não tem a oportunidade de sentir e perceber a arte com novos olhos”.

A lista de artistas que marcarão presença na 1ª Feira Itinerá também inclui Fábio Vieira, Carolina Gomes, Cauan Rolin, Gui Menezes, Nicky Silva (Plano da Nicky), Eder Súria, Vergilio Lopes (Xícara de Tinta), Délio Endres, Alana Susana (Caleidoscópio), Pedro Lampião e Ricardo Rodrigues (Experimentos Impressos).

Teatro e música

Além da exposição e venda de arte impressa, pintura e encadernados, a 1ª Feira Itinéra terá a participação de 6 atrações artísticas, entre elas a apresentação do espetáculo As Bodas da Filha do Bandoleiro, do Grupo de Teatro Cena Aberta, de Montenegro. Dirigida por Marcos Cardoso, a peça, que é uma comédia farsesca ambientada na região da campanha do Rio Grande do Sul no início do século passado, foi selecionada para participar do Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre deste ano.

A Cia Circo de Bolso, formado pelos palhaços Faria (Paulo Stürmer) e Cordial (Tomé Rodrigues), realizará uma intervenção cênica que mistura o universo circense e do teatro para contar e representar histórias que divertem as crianças e levam os adultos a encontro de sua criança interior. Para Paulo, a feira se destaca por possibilitar o acesso da cultura ao público. “A Itinerá é uma feira que se forma na multiplicidade cultural e, por isso, cumpre um papel muito importante, pois mostra que na união de talentos podemos compor espaços de geração de renda e trocas, para fortalecer a cena local através de seus agentes”, ressalta.

O trio de músicos Samuel Vier, Ana Vier e Leandro Lottermann do Sal a Gosto estará entre as atrações musicais da Feira Itinéra, que ainda terá a presença do Bando Antiguera, conhecido pela criatividade pra fazer música. O grupo utiliza violão, washboard, “trumpetepet”, harmônica, saxofone e contrabaixo em suas composições que tem sua inspiração no jazz.

Já a criançada será cativada pelas contações de histórias que serão feitas pelos atores Mateus Frena, Raquel Backes e Thaís Backes.

Ação itinerante

 Por ter como principal objetivo a movimentação de artistas de lugares diferentes para se compartilhar histórias, sentimentos, sonhos e arte, a proposta da Feira de Arte Itinéra é transformar este intercâmbio artístico de forma itinerante. Para isso, a ação será realizada bimestralmente em uma cidade diferente.

De acordo com Vergilio Lopes, a feira Itinéra busca levar arte para locais em que ela não se faz tão acessível, espalhando a importância de valorizar os artistas locais e unindo, de forma mais eficiente, artistas de áreas diferentes. “Queremos levar esse espaço para outros municípios e fazer o intercâmbio dos artistas da nossa região com os da cidade escolhida para sediar a feira”, afirma.

Parceria

Para oferecer aos artistas e a comunidade um espaço confortável, onde todos possam levar a família, os amigos e os cachorros e ter um dia agradável em um local seguro, a Itinéra firmou uma parceria com a Trupe dos Chefs feira gastronômica que acontece há dois anos em São Leopoldo. “Unir a nossa primeira feira de Arte com A Trupe dos Chefs é uma grande honra para nós, pois isso irá nos fortalecer e nos ajudar a proporcionar a todos que passarem pelo evento experiências incríveis que irão transformar e instigar ainda mais o amor pela arte”, destaca Lopes.

Confira a programação completa abaixo:

 

ATRAÇÕES CONFIRMADAS ATIVIDADE HORÁRIO
Bando Antiguera Música 13h
Raquel e Thaís Backes Contação de História 14h
Circo de Bolso Teatro 15h
Oficina de Graffiti para crianças – com Cauan Rolin Oficina 16h
As Bodas da Filha do Bandoleiro – Cia Cena Aberta Teatro 17h
Mateus Frena Contação de História 18h
Sal à Gosto Música 19h

 

SERVIÇO:

O que: 1ª Feira de Arte e Gastronomia Itinéra

Quando: Dia 18 de junho, das 11h às 21h

Onde: Rua Wilhelm Rotermund, 1369 – Morro do Espelho

Custo: Entrada gratuita

 

Por: Juliano Rangel