Canoas Coletivo de Dança estreia no Rio de Janeiro

Foto: Gustavo Garbino

O Canoas Coletivo de Dança, foi convidado a dividir a temporada com a tradicional Cia de Ballet da Cidade de Niterói, do Rio de Janeiro, nos  24, 25 e 26 de junho, no Teatro Municipal de Niterói, com seu novo espetáculo.

Foto: Gustavo Garbino
Foto: Gustavo Garbino

O coletivo vai apresentar “WhatsApp para Shakespeare”, dirigido pela coreógrafa Carlota Albuquerque, uma obra que na poética das danças urbanas busca no imaginário de William Shakespeare, breves diálogos que transitam entre os temas amor e poder e presta uma homenagem aos 400 anos de nascimento do dramaturgo. O espetáculo teve sua estreia durante o Dia Internacional da Dança em Canoas – 4ª edição, em abril, realizado no Teatro do Sesc/Canoas.

Na montagem, se expressam e harmonizam o real e o fantástico, o desejo e a razão, a sensatez e a loucura, numa amálgama de tradições que reinventa e transforma para criar um mundo de sonhos.

O Canoas Coletivo de Dança é formado por bailarinos canoenses oriundos das mais diversas linguagens corporais e desde 2015 funciona como projeto-piloto para a companhia municipal da Cidade. O grupo vem trabalhando com um perfil aberto, inserido na urbanidade e contemporaneidade, dando ênfase para os processos criativos de investigação e experimentação.

Seu primeiro trabalho foi o elogiado “Anatome”, apresentado no encerramento da edição 2015 do Canoas em Dança e que lhe valeu um convite para se apresentar no Porto Alegre em Cena, renovado este ano. Logo depois, foi agraciada com o Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança 2015, na categoria Criação Artística de Novos Talentos.

 

Por: Daniel Soares – PMC