Ospa leva “Música das Américas” ao Araújo Vianna

No seu primeiro concerto no auditório em 2016, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) interpretará no próximo domingo (5), às 11h, composições que ganharam os cinemas, as salas de teatro e as ruas do continente no século XX.

13346733_1164803540237904_4449396141614717099_n

Com regência do maestro Evandro Matté, e os solos, do violonista Maurício Marques, a orquestra vai viajar para Nova Iorque, cidade onde está ambientado o romance de “West Side Story”, musical da Broadway com música Bernstein depois transformado em filme. Em uma sensível mistura de ritmos latinos e jazz, o compositor norte-americano elabora musicalmente o conflito entre famílias latino-americanas e europeias nos Estados Unidos.

Em uma passagem pelo sul do Brasil, a sinfônica receberá o violonista Maurício Marques, que já conquistou prêmios como o Açorianos, para interpretar os solos da “Suíte Retratos”, do porto-alegrense Gnattali. A composição flerta com o choro e integra uma homenagem do compositor a músicos como Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Anacleto de Medeiros e Chiquinha Gonzaga.

De volta à América do Norte, os músicos destacarão a suíte “Porgy and Bess”, de Gershwin. Trata-se de uma ópera que retrata a vida nos negros norte-americanos, ousada para a época em que foi escrita, a década de 1930. A música representa uma síntese das técnicas orquestrais europeias com os idiomas do jazz e da música folk.

Em seguida, seremos trazidos ao sul, para a Argentina, país de Astor Piazzolla: “Libertango” nos colocará na vibração do tradicional ritmo “hermano”. Por fim, o público será levado ao México, onde Marquez compôs “Danzon nº2” inspirado na dança tradicional cubana que ganhou popularidade no seu país.

DISTRIBUIÇÃO DE SENHAS
Sábado, dia 04/06, das 9h às 17h, na bilheteria do Auditório
Domingo, dia 05/06, das 9h às 11h, na bilheteria do Auditório
Cada pessoa poderá retirar duas senhas.

 

Por: Cultura RS