Povo da Rua apresenta “Os Dez Mandamentos da Capital

Apresentações gratuitas serão na Redenção, nos dias 15, 22 e 29/5.

Completando 18 anos de atividades, o Grupo de Teatro Povo da Rua realizará uma diversificada programação aberta e gratuita para a população e comunidade artística; como oficinas de formação em teatro de rua e cortejo, apresentações e intercâmbio artístico, entre outros. As atividades iniciaram já no mês de maio, com apresentações de espetáculos gratuitos no parque da Redenção. Nos dias 15, 22 e 29, o grupo apresenta “Os Dez Mandamentos da Capital”.

Clique na foto para assistir o vídeo da peça
Clique na foto para assistir o vídeo da peça

A montagem retrata a saga de um bando insatisfeito com o modelo de cidade que aprisiona, angustia e coisifica sentimentos e afetos. Insatisfeito e movido por uma utopia, o grupo decide partir em busca da Terra Prometida, e lá, construir uma cidade ideal. No entanto, as coisas não saem como o planejado. As brigas pelo poder e a burocratização são os maiores obstáculos para a realização do sonho.

A dramaturgia do espetáculo foi construída a partir de pesquisa sobre diversas fontes, dentre elas, a Bíblia – especialmente as passagens referentes a Moisés (considerado o primeiro legislador da história). Estudos relacionados ao Urbanismo e Sociologia (com foco no processo de construção de Brasília, exemplo de cidade pré-programada e burocratizada) também foram realizados. Segundo a diretora Evelise Mendes, “todas estas questões perpassam a história dessas personagens, cuja saga carrega um pouco das nossas angústias e desejos em relação à vida urbana”.

O espetáculo é uma criação coletiva do Povo da Rua e estreou em 2013, com apresentações em Porto Alegre, Novo Hamburgo, Canoas, Esteio, Taquara, Viamão, Alvorada, Campo Bom, Osório e Guaíba. Recebeu indicação de melhor dramaturgia no Prêmio Açorianos do mesmo ano.  Em 2014 participou do Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre e do Festival Palco Giratório. O elenco é composto por Alessandra Carvalho, Denis Cruz, Felipe Fiorenza, Rochelle Luiza e Kdoo Guerreiro. A direção cênica é de Evelise Mendes.

AGENDA DE APRESENTAÇÕES MÊS DE MAIO – POVO DA RUA – TEATRO DE GRUPO OS DEZ MANDAMENTOS DA CAPITAL

Data: 15/5(domingo)

Horário: 15h

Local: Redenção – próximo ao parquinho

Data: 22/5(domingo)

Horário: 11h

Local: Redenção próximo ao parquinho.

Data: 29/5(domingo)

Horário: 15h

Local: Redenção próximo ao parquinho.

Vídeo da peça: https://www.youtube.com/watch?v=cn9ydieOL1U

 

Por: Raphaela Donaduce Flores