Cine Esquema Novo 2016 abre convocatória para a Competição Brasil

Estão abertas até 19 de junho as candidaturas para a Competição Brasil do Cine Esquema Novo 2016 – o festival que, há mais de uma década, derruba as barreiras simbólicas e experienciais entre o cinema e as artes visuais para exibir obras tanto em salas tradicionais quanto em galerias de arte e espaços públicos.

cen_1

A convocatória do CEN 2016 para sua mostra competitiva recebe inscrições a partir do site www.cineesquemanovo.org, onde é possível acessar o regulamento e a ficha de inscrição. Serão aceitos para a seleção trabalhos de qualquer duração ou formato, pensados para diferentes ambientes (cinema, galeria, etc) e realizados no Brasil (por brasileiros ou estrangeiros) ou ainda no exterior (por artistas brasileiros).

A Competição Brasil do CEN 2016 pretende apresentar um amplo panorama da recente produção autoral e independente do país. Desde 2003 que o festival se dedica a selecionar, exibir e debater “filmes”, “não filmes”, “vídeos” e outras denominações audiovisuais que, não necessariamente, se encaixem na lógica do que seriam produções em formato tradicional de um festival de cinema com viés comercial. Segundo os curadores Alisson Avila, Gustavo Spolidoro, Jaqueline Beltrame e Ramiro Azevedo, “a expectativa é recebermos candidaturas extremamente diversificadas e com várias abordagens narrativas e formais. Trabalhos exploratórios e orientados para múltiplas direções, seja a partir da lógica do cinema ou das artes visuais, e que representem todos os matizes daquilo que convencionamos chamar Arte Audiovisual Brasileira”.

O Cine Esquema Novo 2016 acontece de 03 a 10 de novembro, em Porto Alegre, contemplando além da Competição Brasil outros programas especiais a serem anunciados nos próximos meses. O CEN é uma realização da ACENDI – Associação Cine Esquema Novo de Desenvolvimento da Imagem, com produção da Pátio Vazio, apoio especial do Goethe-Institut Porto Alegre e correalização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal de Cultura.

 

Por: Bruna Paulin