Povo da Rua apresenta “Zona Paraíso” e “Os Dez Mandamentos da Capital” em Porto Alegre

“Os Dez Mandamentos da Capital” retrata a saga de um bando insatisfeito com o modelo de cidade que aprisiona, angustia e coisifica sentimentos e afetos. Insatisfeito e movido por uma utopia, o grupo decide partir em busca da Terra Prometida, e lá, construir uma cidade ideal. No entanto, as coisas não saem como o planejado. As brigas pelo poder e a burocratização são os maiores obstáculos para a realização do sonho.

Foto 7 Bolivar Lauda e Mayna Ávila-Pova da Rua- Os 10 Man damentos da Capital

A dramaturgia do espetáculo foi construída a partir de pesquisa sobre diversas fontes, dentre elas, a Bíblia – especialmente as passagens referentes a Moisés (considerado o primeiro legislador da história). Estudos relacionados ao Urbanismo e Sociologia (com foco no processo de construção de Brasília, exemplo de cidade pré-programada e burocratizada) também foram realizados. Segundo a diretora Evelise Mendes, “todas estas questões perpassam a história dessas personagens, cuja saga carrega um pouco das nossas angústias e desejos em relação à vida urbana”.

O espetáculo é uma criação coletiva do Povo da Rua e estreou em 2013, com apresentações em Porto Alegre, Novo Hamburgo, Canoas, Esteio, Taquara, Viamão, Alvorada, Campo Bom, Osório e Guaíba. Recebeu indicação de melhor dramaturgia no Prêmio Açorianos do mesmo ano. Em 2014 participou do Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre e do Festival Palco Giratório. O elenco é composto por Alessandra Carvalho, Denis Cruz, Felipe Fiorenza, Rochelle Luiza e Kdoo Guerreiro. A direção cênica é de Evelise Mendes

ZONA PARAÍSO

“Zona Paraíso” traz uma versão teatral divertida, crítica e alegre da história da criação do mundo, contada por anjos negros anunciadores do apocalipse e pela personagem mítica Lilith, conhecida como a primeira mulher de Adão, antes mesmo de Eva ser criada de sua costela. Misturando elementos da comédia, da farsa, da mímica e do circo, o espetáculo oscila entre o humor e o lirismo, numa linguagem simples e direta com música executada ao vivo pelos atores, refletindo sobre as relações de gênero, Deus e suas criações e o “pecado original”.

05 Zona Paraíso Adriana Marchiori

A encenação é conduzida por quatro atores contadores com trajes que lembram menestréis medievais, e vão ao longo da encenação revezando-se nas personagens míticas de Deus, Lilith, Eva e Adão e trazem a sua versão da história da criação do mundo baseada em apócrifos bíblicos e livros dos Hebreus. Esses anjos chegam conduzindo um carro alegórico, um simulacro que traz cenograficamente a ideia da constante e continua fusão e transformação entre o sagrado e o profano nas trajetórias de Deuses e humanos.

“Zona Paraíso” é o 7º espetáculo do Povo da Rua e estreou em Porto Alegre em março de 2014, realizando apresentações nas praças centrais da capital gaúcha e na sede do grupo, a Ocupação Cênica no Hospital Psiquiátrico São Pedro. Em 2015 foi selecionado para o MIT PB Mostra Internacional de Teatro Paraíba em Cen,a em João Pessoa, e no 43º FENATA Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa – Paraná. O texto, direção e trilha sonora são assinados por Fernando Kike Barbosa e Vera Parenza. No elenco estão Karina Sieben, Marcos d Castilhos, Roberta Darkiewicz e Rodrigo Mello.

POVO DA RUA – TEATRO DE GRUPO

O Povo da Rua formou-se em 1998, e desde então vem construindo sua trajetória artística e projetos com entidades e movimentos por direitos sociais e humanos pelas ruas, praças, escolas, parques de Porto Alegre no Rio Grande do Sul e festivais, mostras e encontros nacionais e internacionais. Com “Os 7 Pecados do Capital” (1999), “O Mistério das Quatro Chaves – Uma Brincadeira Espetáculo” (2001) e “Pedro Malazartes da Silva” (2003) o grupo solidifica a trilogia do resgate da identidade expressiva do povo brasileiro.

No ano de 2004, o grupo passou a ocupar um prédio no Hospital Psiquiátrico São Pedro, integrando o Movimento dos Grupos de Teatro de Rua de Porto Alegre e a Rede Brasileira de Teatro de Rua. A Ocupação Artística “Condomínio Cênico do HPSP”, abriga as atividades de pesquisa de linguagens artísticas, treinamento de atores, estudos, oficinas artísticas livres e abertas à comunidade local, montagens e apresentação de espetáculos do grupo e também de outros quatro grupos gaúchos.

Em 2006, retoma seu projeto de dramaturgia própria com o espetáculo músico-teatral A “Cirandados Orixás”. Em 2009 estreou “A Caravana da Ilusão” – adaptação para teatro de rua do texto de Alcione Araújo: Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2008 e o Iº Artes Cênicas na Rua 2010. Em 2013, estreia “Os 10 Mandamentos da Capital” – texto com dramaturgia própria com financiamento do FAC estadual e Premio Artes Cênicas nas Ruas 2013. No ano de 2014, estreia “Zona Paraíso”, com dramaturgia e direção de artistas gaúchos e produção do grupo.

AGENDA DE APRESENTAÇÕES MÊS DE MAIO

POVO DA RUA – TEATRO DE GRUPO
ZONA PARAÍSO
Data: 7/5(sábado)
Horário: 16h
Local: Redenção, frente ao monumento expedicionário
Data: 8/5(domingo)
Horário: 12h
Local: Redenção – próximo ao parquinho.

OS DEZ MANDAMENTOS DA CAPITAL
Data: 15/5(domingo)
Horário: 15h
Local: Redenção – próximo ao parquinho
Data: 22/5(domingo)
Horário: 11h
Local: Redenção próximo ao parquinho.
Data: 29/5(domingo)
Horário: 15h
Local: Redenção próximo ao parquinho.

Classificação: livre
Tempo de duração: 60 min.

 

Por: Raphaela Donaduce Flores