Uma noite portuguesa na Villa Mimosa

A Casa das Artes Villa Mimosa (avenida Guilherme Schell, 6270) terá um show muito especial neste sábado. A partir das 20h, e com entrada franca, a Casa recebe o show “Grande Noite de Fados”, com a cantora portuguesa Joana Reais, acompanhada de Beto Chedid na guitarra portuguesa e por Romes Pinheiro no violão. As senhas podem ser retiradas no local a partir das 19h30. O show apresenta uma cuidadosa seleção de canções que traz um panorama do gênero musical mais conhecido e aclamado de Portugal, o fado. No repertório, sucessos que fazem parte do tradicional fado português e canções que representam uma referência à nova geração de compositores e intérpretes, como “Carminho”, de  Katia Guerreiro e Antonio Zambujo, além de “Casa Portuguesa” e “Nem às Paredes Confesso”, dois sucessos da diva Amália Rodrigues.

maior_Grande_Noite_de_Fados_by_Morgana_Mazzon2

Joana Reais, atualmente, radicada em Porto Alegre, é cantora e performer, mestre em Artes Performativas na variante Teatro-Música, pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa. Estudou Jazz Vocal na Escola do Hot Clube de Portugal e no Conservatorium Van Amsterdam. Em 2015, lançou o seu EP de estreia “A Lisboa”. Atua na Associação Portuguesa Música nos Hospitais, é co-curadora do projeto comunitário europeu Conversas e integra a CIM – Companhia Integrada Multidisciplinar de Dança e o Grupo de Investigação Vocal ‘GIV’, orientado pela cantora e atriz Sara Belo.

Beto Chedid é graduado em música pelo Instituto de Artes da UFRGS, professor de música da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre e do projeto social Orquestra Villa-Lobos. Compõe música para teatro, vídeo e dança. Como instrumentista, acompanha destacados artistas gaúchos, como Marcelo Delacroix, Yanto Laitano e Simone Rasslan. Integra o show, “Xaxados e Perdidos”, da cantora Simone Rasslan.

Romes Pinheiro é músico, ator e agitador cultural. Licenciado em Artes Cênicas pela Ufrgs e pós-graduado em Produção Teatral pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, em Portugal, também estudou Violão e Teoria Musical nos cursos de extensão da Ufrgs. Criador do espetáculo musical “Máquina de Fazer Maluco” e do coletivo porto alegrense Escuta – O Som Do Compositor, em 2012, formou o coletivo de músicos Escuta Lisboa, com o qual se apresentou nas principais cidades do Sul da Europa.

 

Por: Daniel Soares – PMC