LabART 760 abre suas portas no dia 16 de abril em Porto Alegre

Inaugura no próximo sábado, 16 de abril, em Porto Alegre, um novo espaço para promover exposições, workshops, cursos, apresentações de artistas, performances, palestras e eventos relacionados com os mais atuais temas da produção artística local e internacional: o Laboratório para Experimentações Artísiticas – LabART 760.

Foto: Nilton Santolin
Foto: Nilton Santolin

Localizado no Caminho dos Antiquários, na rua Marechal Floriano, o LabART 760 é uma iniciativa independente comprometida em apoiar a produção, a crítica e a investigação interdisciplinar acerca das práticas artísticas contemporâneas. Na equipe, os curadores e historiadores Ana Zavadil e Márcio Tavares, a advogada e gestora cultural Marla Trevisan, e o advogado e artista visual Ricardo Giuliani.

O programa estratégico de desenvolvimento do projeto, no ano de sua fundação, leva m conta, como eixos norteadores, duas dimensões aparentemente contraditórias: prudência e ousadia. Segundo Giuliani, “a criação de um espaço de arte em um ano de crise econômica é um ato de ousadia que aponta para a inquietude intelectual e artística de nossa equipe, enquanto os desafios do cenário local e global exigem a prudência no desdobramento do programa de atividades a fim de buscar consolidar uma instituição independente e sólida em seus fundamentos artísticos e administrativos”.

Na programação educacional, o LabART oferecerá cursos, workshops, palestras e outras atividades educacionais multidisciplinares relacionados com a ampliação do entendimento das práticas artísticas contemporâneas. Cursos de história da arte, humanismo, escrita criativa, teoria da música e poética cancional, curadoria, cinema, antropologia da arte formam um escopo de ações educativas que visam contribuir para a formação de público e para a dinamização do meio artístico fomentando a pesquisa e à reflexão a partir da arte.

A partir de 05 de maio, os interessados poderão participar dos cursos História da Arte Contemporânea, ministrado pela Profa. Me. Ana Zavadil, e História da Arte Moderna e Contemporânea, ministrado pelo Prof. Me. Márcio Tavares. As inscrições são realizadas através do email labart760@gmail.com.

No evento de lançamento, o público poderá conferir, além a primeira mostra coletiva do espaço, diversas performances programadas ao longo do dia, tudo com entrada franca.

 

LabART 760

Rua Marechal Floriano, 760 – Centro Histórico, Porto Alegre

Horário:

Seg-Sex: 14h-18h

Sáb: 10h-15h

 

Por: Bruna Paulin