Festival Brasileiro de Música de Rua ocorre de 15 a 24 de abril

O Festival Brasileiro de Música de Rua chega a sua quinta edição levando música bem elaborada e democratização do acesso à cultura a cidades da Serra Gaúcha durante dez dias. O evento ocorre de 15 a 24 de abril em Garibaldi, Flores da Cunha, Bento Gonçalves, Antônio Prado, Farroupilha e, naturalmente, em seu berço, Caxias do Sul.

12965958_1337295116287520_1286450218_n

As ações ocorrem, costumeiramente, nas principais praças das cidades participantes e, em Caxias, nas praças, ruas, paradas de ônibus e, pela segunda vez, encerra com um grande evento na Estação Férrea.

Neste ano, a produção do festival segue buscando aproximar artistas e o espectadores, ocupar de forma inteligente os espaços públicos, ser mais um vetor de diálogo entre os países latino-americanos, e muito mais: na pauta desta edição entram a promoção e valorização da cena cultural caxiense e da Serra Gaúcha e, também, a compreensão da produção da música negra gaúcha e brasileira.

Banda Nenhum de Nós irá participar do festival
Banda Nenhum de Nós irá participar do festival

Serão 101 shows, 6 palestras e 2 festas, estilos musicais e temas que contemplem múltiplas preferências. O Festival é o encontro da música de concerto, com a música popular, encontro de DJ’s com a música de raiz, encontro do Rockabilly com o B-boy, encontro do Pop dos anos 90 com a música negra e histórica do RS.

Das memoráveis representantes do rock gaúcho, Nenhum de Nós e Vera Loca, passando pela estrela chilena Pascuala Llabaca, o artista colombiano Andres Correa e a uruguaia Phoro. Além disso, comparece às férteis terras das montanhas do Sul o uruguaio mais caxiense da música, Molina.

Mais de 20 atrações musicais da Serra Gaúcha estão confirmadas nesta edição do Festival de Música de Rua e mais: ainda do Sul, trazendo sua vivência de música negra gaúcha, oriunda de quilombo em Osório, a Tribo Maçambiqueira, acompanhada pelo mítico Kako Xavier.

Durante o evento, programação também na Incubadora da Música, que visa capacitar e atentar músicos e produtores culturais acerca do negócio da música. Temas como circulação, diversidade da música brasileira e Semana Internacional de Música de São Paulo, estarão na pauta.

Conjunto Bluegrass é uma das atrações
Conjunto Bluegrass é uma das atrações

Realização, financiamento, apoio e parceria:

O Festival Brasileiro de Música de Rua é uma realização de De Guerrilha Produções, Varsóvia Educação e Cultura, Sesc Caxias do Sul e Fecomércio/RS e tem financiamento da Lei de Incentivo a Cultura de Caxias do Sul e ProCulturaRS, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Conta com apoio cultural de Brasdiesel S/A, FSG, Empresas Randon, Focco Sistemas de Gestão, Unimed Nordeste/RS e Dicriare Incorporações.

 

Por: Liane Strapazzon