Grupo de teatro do Ceará em temporada em Canoas

Criado em 2011, na cidade cearense de Itapipoca, o Casa de Teatro Dona Zefinha estará, nos dias 13 e 14, cumprindo agenda em Canoas, numa parceria com o grupo local De Pernas pro Ar e com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. O Dona Zefinha foi contemplado com o cobiçado Prêmio Funarte de Teatro Myrian Muniz 2014, que possibilita a itinerância do trabalho teatral que inclui vivências artísticas, apresentações e seminário.

maior_O_Casamento_de_Tabarim___Dona_Zefinha

No dia 13, das 9h às 11h, o Dona Zefinha se une ao De Perna pro Ar para uma vivência cenomusical para a criação de um espetáculo a partir da apresentação de “Ch@furdo”. Os grupos desenvolverão técnicas distintas e/ou similiares aos seus trabalhos, numa fruição de ações artísticas. O encontro acontece no Espaço Criativo Depernasproar (rua Itaparica, 38). No mesmo dia, às 19h30, na Praça da Juventude Nelson Mandela (Microquarteirão 6 – Guajuviras), os musicômicos Orlângelo Leal, Ângelo Márcio e Paulo Orlando, do Dona Zefinha, provocarão o publico com brincadeiras, palhaçaria, gags, música excêntrica e outras surpresas, com participação do grupo teatral de Canoas.

No dia 14, o Dona Zefinha se apresentará, a partir das 13h, na Praça da Emancipação, no centro de Canoas. Desta vez, será com o espetáculo “O Casamento de Tabarim”. Na trama, Tabarim deseja encontrar uma noiva para se casar. Górgibus, o velho avarento, é seduzido pelas facetas do malandro e troca sua valiosa aliança por um saco de feijões mágicos. A trapaça é descoberta e o velho, na ânsia de tornar-se rico vende a alma de sua filha Angélica para Méfisto, um diabo que vagueia pelo mundo em busca de novas almas.

Fechando a agenda do projeto, no Espaço Criativo Depernasproar, a partir das 18h, tem o seminário “Vivência – Gestão de Carreira”, onde o grupo teatral cearense relatará a importância dos impactos culturais das ações artísticas realizadas por um grupo/coletivo numa cidade de interior. O relato será conduzido de forma que os artistas participantes compartilhem suas metodologias de trabalho, experiências em grupo, cases de sucesso, dificuldades e inovações pertencentes ao universo da gestão de carreira. O conteúdo das conversas será utilizado para a gravação do minidoc sobre produção cultural em cidades do interior do Brasil. São 20 vagas disponíveis para artistas profissionais, produtores e gestores culturais. Todas as apresentações têm entrada franca.

 

Por: Daniel Soares – PMC