Monólogo de Cuti com Vera Lopes abre a programação comemorativa do Sopapo Poético nesta sexta-feira, dia 11

Foto: Fafa Araujo

A programação especial que marca os quatro anos do projeto Sopapo Poético, ponto negro da poesia, um sarau dedicado à poesia e à música negra, inicia nesta próxima sexta-feira, dia 11 de março, às 19h30min, com a leitura dramática do texto Tenho Medo de Monólogo, de Luiz Silva (Cuti), pela atriz Vera Lopes. Após o espetáculo, com entrada franca, haverá debate com a atriz e o autor.  A iniciativa da Associação Negra de Cultura (ANdC) e tem o financiamento da Bolsa de Fomento à Literatura, do Ministério da Cultura (MinC).

Foto: Fafa Araujo
Foto: Fafa Araujo

No texto, uma mulher negra narra sua trajetória de luta para criar dois filhos adotivos e, diante do desaparecimento de um deles, toma atitude desesperada que, embora redunde em seu confinamento, leva-a a um encontro amoroso inusitado e à possibilidade de retomar um antigo amor.

Vera Lopes é atriz gaúcha, com atuação em teatro, cinema, recitais poético-musicais, comerciais etc., com experiência de mais 30 anos. Vive em Salvador/BA e tem como foco atuar com expressões artísticas baseadas na cultura negra. No cinema gaúcho, teve sua  estreia no  premiado curta O Dia em que Dorival encarou a Guarda, em 1986, dirigido por Jorge Furtado e José Pedro Goulart. Participou nos longas, igualmente premiados, Neto Perde sua Alma, de Beto Souza e Tabajara Ruas/1998, e  Neto e o Domador de Cavalos, de Tabajara Ruas/2005. Foi protagonista no curta Antes que Chova, direção de Daniel Marvel/2009, e participou ainda de Tolerância, de Carlos Gerbase/2000; Da Colônia Africana a Cidade Negra, de Paulo Ricardo de Moraes; Brasil um Eterno Quilombo, de Julio Ferreira/2006.  No teatro, atuou nos espetáculos Hamlet Sincrético e Transegun, do Grupo Caixa-Preta, ambos dirigidos por Jessé Oliveira, entre outros.

Cuti é Mestre em Teoria da Literatura e Doutor em Literatura Brasileira pelo Instituto de Estudos da Linguagem – Unicamp (1999-2005). Foi um dos fundadores e membro do Quilombhoje-Literatura, de 1983 a 1994, e um dos criadores e mantenedores da série Cadernos Negros, de 1978 a 1993. Autor dos livros Literatura negro-brasileira e Lima Barreto (Selo Negro Edições). É um dos principais nomes da literatura negra brasileira, autor de inúmeras obras de poesia, contos, romances, peças de teatro além de artigos em revistas especializadas e capítulos de livros.

O projeto Sopapo Poético – ponto negro da poesia tem a finalidade de promover ações de promoção e difusão da literatura afro-brasileira, por isso prevê a realização de saraus temáticos, lançamento de uma antologia poética e de um vídeo-documentário, tudo com entrada franca. A programação comemorativa se desenvolverá ao longo de março e abril com debates, shows musicais, leituras, performances, feiras de empreendedorismo negro, em espaços descentralizados da cidade e para um público diversificado e de todas as idades, sempre com entrada franca. A programação completa você acompanha pelo https://www.facebook.com/Sopapo-Po%C3%A9tico-382632388511319/?fref=ts

 

Por: Silvia Abreu