Iggy Pop anuncia novo álbum com Josh Homme, Matt Helders e Dean Fertitia

A existência do trabalho secreto sublimemente concebido por Iggy Pop e Joshua Homme foi confirmada ao público ontem em um discreto estúdio aos telespectadores do programa Late Show with Stephen Colbert. E agora o mundo inteiro pode saber: Dia 18 de Março será lançado “Post Pop Depression” (Rekords Rekords/Loma Vista/Caroline Internacional), o 17º álbum de estúdio de Iggy, e uma valiosa adição ao legado de 22 álbuns da trilogia imortal de The Stooges, Fun House e Raw Power, abrangendo produções solo de maciça influência como o combo de abertura de 1977, “The Idiot” e “Lust For Life”, e o certificado de ouro “Brick By Brick”, de 1990.

image002

O primeiro álbum de Iggy Pop feito em parceria com o produtor/guitarrista/multinstrumentista/frontman Homme, “Post Pop Depression”, começou com um sucinto texto escrito por Iggy para Joshua, e foi construído em isolamento com a ajuda do colega de Queens of Stone Age e membro do Dead Weather, Dean Fertitia, e do baterista do Arctic Monkeys, Matt Helders.

Ambos se tornaram instantaneamente integrais à criação e lapidação da vibe ‘Detroit encontra Palm Street por meio da antiga Berlim’ de “Post Pop Depression”: entrelaçando-se e elevando acima do sobre-humano as performances vocais de Iggy e a tapeçaria de guitarras, baixos, pianos e vocais de fundo de Homme, o talento de Fertitia para espremer notas tiradas do extremamente essencial, trabalhando em uníssono com a habilidade de Helder de se forçar, e a seus parceiros, a alturas e profundezas imprevisíveis.

O resultado seria um trabalho atemporal, que soe como se sempre tivesse estado lá, como se tivesse existido antes de que qualquer um dos músicos, com a energia de uma banda de garagem que se juntou ontem. O álbum “Post Pop Depression”, está disponível para pré-venda, com todas as compras automaticamente recebendo o single “Gardenia”, lançado por Iggy, Joshua e equipe no programa Late Show. O single também está disponível em todas as plataformas de streaming.

“Eu queria ser/estar livre”, lembra Iggy, falando sobre o começo da parceria com Homme, que culminou no Post Pop Depression. “Para ser livre, eu precisava esquecer. Para esquecer, eu precisava de música. Josh tinha isso nele, então eu tratei de provocar um encontro – primeiro com um texto cuidadosamente escrito, seguido por um dilúvio de palavras todas sobre mim. Nenhum compositor quer que sua obra seja sobre nada. Ele ficou extremamente animado e nós tivemos um grande estrondo no deserto EUA”. “Esse disco deveria ir aonde nenhum de nós tinha ido antes”, acrescenta Homme. “Esse era o acordo. E ir até o fim. ”

image003

“Post Pop Depression” é tanto um sonho realizado para Joshua Homme quanto um álbum que desafiadoramente se põe ao lado dos grandes monumentos (“The Idiot” e “Lust For Life”) para Iggy Pop. Dois discos e a mítica era Berlim de suas criações canonizadas tanto liricamente (‘German Days”) quanto musicalmente (“Sunday”). O álbum será seguido por uma turnê, realizando a ambição de Homme de alcançar uma roupagem ao vivo que faça jus ao novo trabalho, e ao catálogo solo em expansão de joias e destroços de Ig. A banda central que gravou o álbum será expandida pelo membro do QOSTA Troy Van Leeuwen e o guitarrista de estrada Matt Sweeney.

“Post Pop Depression” é um trabalho singular que orgulhosamente se apresenta ao lado dos melhores trabalhos de qualquer um de seus criadores, do The Stooges ao Queens Of The Stone Age, contento o DNA inconfundível de seus compositores enquanto soa diferente de tudo que já fizeram. É um álbum que não existiria sem Pop ou Homme. Um que, em teoria, realmente não deveria se você pensar sobre o assunto – mas existe. Nós e o rock’n’roll estamos agradecidos por isso.

 

Por: Kélita Myra