Prefeitura de Canoas abre inscrições para o Programa de Microcrédito Cultural

Até o próximo dia 29 de fevereiro de 2016, estarão abertas as inscrições de projetos a serem selecionados pelo Programa Microcrédito Cultural 2015, conforme estabelecido na Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, Lei n° 5.597 de 06 de junho de 2011 e Decreto nº 393 de 12 de dezembro de 2013. O edital está disponível no site www.canoas.rs.gov.br/site/diario/categoria/id/2 e também na Secretaria Municipal de Cultura de Canoas (Rua Ipiranga, nº. 105, Centro).

Orquestra Trilhos Sonoros foi contemplada com o programa
Orquestra Trilhos Sonoros foi contemplada com o programa

O programa

Desenvolvido pelo Município de Canoas através da Secretaria Municipal da Cultura, o Programa Microcrédito Cultural marca o financiamento a projetos artísticos culturais, tendo por objetivo fomentar a economia da cultura no Município, promover a fruição e a diversidade cultural e favorecer o desenvolvimento da cidadania através, principalmente, do incentivo a artistas e/ou grupos artísticos iniciantes, pequenos produtores e entidades culturais. Os projetos financiados pelo Programa Microcrédito atuam como formadores de público, democratizando e promovendo a diversidade cultural através dos 11 setores da cultura que o Programa contempla: artes visuais; artes cênicas; audiovisual; música; dança; patrimônio cultural; livro, leitura e literatura; tradição e folclore; capoeira; cultura afro-brasileira e artes integradas. O Programa cobre, integralmente, o custo de cada projeto selecionado, que desenvolva ações culturais nas diferentes linguagens e que tenha por finalidade a realização de um produto cultural no Município.

Projetos como o Trilhos Sonoros, cuja orquestra se apresentou no Natal da Transformação deste ano; a montagem de “O Médico e o Monstro”, que terá parte apresentada em janeiro na Villa Mimosa; e o livro “No Reino da Porcália”, do escritor Décio Dalke são alguns dos projetos contemplados na última edição do programa.

 

Por: Daniel Soares – PMC