Paulo Leminski e seu ‘coração polaco’ são tema de exposição

Foto: Carlos Macaxeira

o dia 17 de dezembro, o Memorial Rio Grande do Sul recebe a abertura da exposição de Paulo Leminski, intitulada “Meu coração de polaco voltou”. A mostra, que segue em cartaz até 9 de fevereiro, promove um passeio pelas origens e influências polonesas na obra do poeta paranaense. A visitação acontece de terça a sábado, das 10h às 18h, e domingo, das 12h às 18h. A entrada é gratuita.

Foto: Carlos Macaxeira
Foto: Carlos Macaxeira

No dia da abertura também acontece o lançamento do livro bilíngue homônimo à mostra, que reúne 60 poesias de Leminski, selecionadas e traduzidas pelo pesquisador e professor de Letras-Polonês da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Piotr Kilanowski.

A curadoria da mostra foi realizada por Aurea e Estrela, filhas de Leminski. O público pode conferir painéis com reprodução de textos, fac-símiles, fotos do acervo particular, livros e documentos originais do escritor. Como parte da programação, no dia 20 de janeiro, às 19h, é realizado o sarau poético “Leminski”, um encontro com leituras poéticas e convidados, conduzido por Tiago Halewicz.

 

Por: CL