Apresentações artísticas no dia 17/12 marcam o encerramento das oficinas do Circo Girassol

Foto: Fafa do Souza

O Circo Girassol realiza no próximo dia 17 de dezembro, às 20h, em sua sede no Bairro Bom Jesus, em Porto Alegre, o encerramento do projeto Escola Circo Girassol Oficinas de Técnicas Circenses. Na ocasião, os participantes, crianças com idades entre 06 e 12 anos, da turma de Iniciação, e jovens com idades entre 13 e 20 anos, do nível Avançado, irão apresentar o resultado do aprendizado vivenciado ao longo deste semestre.

Foto: Fafa do Souza
Foto: Fafa do Souza

Os participantes da turma de Iniciação tiveram aulas de circo nas modalidades de acrobacias de solo, pernas de pau, equilíbrio em arame, tecido e aulas de teatro, em encontros que ocorreram duas vezes por semana, ministrados pela professora Hálida Maria. A turma do nível Avançado, que teve como professores Diego Steffani e Vera Carvalho, receberam aulas de tecido, acrobacias de solo e pirâmides. O projeto foi financiado pela Secretaria Municipal da Cultura/Prefeitura de Porto Alegre.

Na oficina de iniciação às técnicas circenses as crianças foram estimuladas a buscar consciência de seu próprio corpo através de exercícios de equilíbrio, acrobacia e manipulação de objetos. Trabalhamos também, durante os quatro meses de oficina, a persistência e a concentração: a criança é encorajada a dedicar-se a uma dificuldade idealizando superá-la, individualmente e em grupo, explica Hálida Maria. A tentativa é o primeiro passo para a conquista, e é por acreditar nisso que nós aplaudimos muito, uns aos outros, durante as aulas. O aluno se sente capaz e valoriza o esforço seu e do colega, enfatiza a oficineira e artista. A oficina de iniciação oferece às crianças a oportunidade de experimentar os princípios básicos necessários à prática das atividades circenses de maneira lúdica e variada.

Débora Rodrigues ressalta que tanto as crianças quanto os adolescentes despertam seu senso de coletividade, pois o trabalho do circo é em equipe e a evolução técnica individual reforça a autoestima de cada um. Observa-se, também, um reforço na coordenação motora e no senso de responsabilidade, afirma.

O Circo Girassol desenvolve projetos sociais desde 2004. O primeiro local beneficiado foi o Bairro Navegantes, onde o circo esteve localizado entre 2004 e 2007. Desde 2008, a ação é desenvolvida no bairro Bom Jesus, onde já beneficiou cerca de 500 jovens, aproximadamente. A cada ano o projeto agrega em torno de 40 a 60 crianças, afirma a artista circense e professora Débora Rodrigues, coordenadora das oficinas. Temos alunos que estão conosco há seis anos, já e em nível bastante avançado, destaca. Os beneficiários, em sua maioria, residem no bairro Bom Jesus, mas a cada ano este perfil tem se ampliado para atender moradores de outras comunidades, desde que estejam freqüentando a escola.

 

Premiação

Na noite do dia o último dia 02 de dezembro, em evento no Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo, o Circo Girassol, na pessoa de seu diretor, Dilmar Messias, recebeu o Prêmio Humanidades concedido pelo Instituto Brasileiro da Pessoa. Dilmar Messias foi destacado pelo relevante serviço que vem prestando na defesa e preservação dos direitos cidadãos no Estado do Rio grande do Sul/Brasil, por meio de seu projeto de oficinas sociais desenvolvido na comunidade do bairro Bom Jesus e coordenado por  Débora Rodrigues, com quem dividiu o mérito da premiação.

 

SERVIÇO:

O Quê: Apresentação de resultados do projeto Escola Circo Girassol Oficinas de Técnicas Circenses

Onde: Circo Girassol – Rua Sinval Saldanha, 286, bairro Bom Jesus, Porto Alegre-RS

Quando: Dia 17 de dezembro de 2015, quinta-feira, às 20h

Quanto: Entrada franca

 

 

Por: Silvia Abreu