Magabarat lança o primeiro álbum dia 11 na Travessa dos Cataventos

A cena musical de Caxias do Sul segue surpreendendo. Sons inusitados aparecem a todo tempo na cidade. Dessa vez, a grata surpresa vem do som instrumental, altamente experimental e cheio de referências da banda *MAGABARAT*, formada por Guilherme Santin (sintetizadores e programações), Guido Bracagioli, (contrabaixo e flauta transversal) e Felipe Girotto (bateria e percussão), que lança o primeiro álbum dia 11 de dezembro, na Casa de Cultura Mario Quintana.

MAGABARAT @ Paulo Pretz (1)

À luz de nomes como Azymuth, Hermeto Pascoal, Emerson Lake & Palmer, caminhando figurativamente do Oriente à New Orleans, da Jamaica à velha Inglaterra, das veredas do sertão brasileiro até pousar na Serra Gaúcha e sua confluência cultural, perpassando pelo universo astrofísico, a Magabarat surge com extenso referencial nas músicas mais bem elaboradas criadas mundo afora.

Estilos como funk, soul, jazz, chamamé, salsa, baião, reggae, milonga e tango dão graça ao som progressivo quase psicodélico, cheio de samples eletrônicos e etnicidade da Magabarat, que, de acordo com os músicos, a amálgama de referências pode tanto ser uma característica marcante, quanto o seu desprendimento. “A referência pode caracterizar o som de uma banda, mas pode, também, descaracterizar ele, como aconteceu no nosso caso. Somos tão abertos à música do mundo que somos uma junção de tudo isso, e gostamos muito!”, afirma Guilherme Santin, com aval de Girotto e Bracagioli.

O Novo álbum

O álbum físico, homônimo, lançado pelo selo musical caxiense Retrola Discos, foi fomentado pelo Financiarte – política pública de incentivo à cultura da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul -, e é formado com oito composições próprias. Gravado no inverno de 2015 no estúdio Noise Produtora de Áudio, o trabalho contou com as participações especiais dos músicos Rafael De Boni (acordeon), Luciano Balen (derbak)  e Marcos De Ros (guitarra).

A produção musical ficou a cargo de Luciano Balen; A produção executiva é da De Guerrilha Produções Artísticas e para mixagem e masterização, o nome responsável é Marcelo Generosi.

Serviço:

Shows de lançamento do álbum da banda caxiense Magabarat

Dia 11 de dezembro, quinta-feira, 12 horas

Travessa dos Cataventos – Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736)

Entrada Franca

 

Por: Liane Liane Strapazzon