Mostra Cinema e Direitos Humanos projeta 40 filmes em POA

Entre os dias 1º e 11 de dezembro, a Sala Redenção, no Campus Central da UFRGS, recebe a 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo, com exibição de 40 obras entre curtas, médias e longas-metragens. As sessões acontecem em diferentes horários, sempre à tarde e à noite, com entrada gratuita.

o_plantador_de_quiabos

A diretora de cinema, Tizuka Yamasaki marca presença na abertura do evento, participando da exibição de seu mais recente filme, “Encantados”, no dia 1º de dezembro. Sessões com audiodescrição, debates e exibições para escolas integram as atividades em Porto Alegre.

A mostra tem três subdivisões: Homenagem, que faz retrospectiva representativa das 9ª edições anteriores e exibe filmes premiados em cada edição; Panorama, que reúne 24 filmes produzidos a partir de 2011 no Brasil, França, Estados Unidos e Singapura, selecionados por meio de chamada pública; e Temática, que tem como foco as crianças e os adolescentes.

O objetivo da Mostra é apresentar filmes que discutem temas atuais de Direitos Humanos, como direitos das pessoas com deficiência, população LGBT e enfrentamento da homofobia, pessoas idosas, população negra, população em situação de rua, mulheres, e direito à participação política, entre outros.

eu_nao_quero_voltar_sozinho-910x512

Alguns dos destaques são “Branco Sai, Preto Fica”, de Adirley Queirós; “Eu não quero voltar sozinho”, de Daniel Ribeiro e Diane Almeida; “Quando a casa é a rua”, de Theresa Jessouroun, e “Silêncio das Inocentes”, de Ique Gazzola. A 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo teve início dia 13 de novembro e segue até o dia 20 de dezembro, passando por todas as 26 capitais do país e pelo Distrito Federal.

 

Por: CL