Canoas ganhará mais um Ponto de Cultura

O ativista cultural, engajado nas mais variadas formas de arte e de inclusão social no bairro Guajuviras, Odair Fonseca de Souza, foi contemplado, na semana passada, com o Prêmio “Todos por um Brasil de Leitores 2015” do Ministério da Cultura, por meio da Diretoria de Livro Leitura Literatura e Bibliotecas. Foram 50 projetos premiados com o valor de R$ 30 mil e Souza, com o projeto Trupe Imagem (na) Arte – Ponto de Cultura e Ponto de Leitura da Gente, ficou com a 25ª colocação em todo o país.

alta_DSC_0001

O edital premia iniciativas de promoção de leitura em espaços não formais, que busca identificar, divulgar e potencializar iniciativas que contribuam para um Brasil de Leitores, reconhecendo e promovendo o trabalho criativo e de qualidade que vem sendo executado na área e contribuir para a continuidade das ações contempladas; difundir metodologias que podem ser compartilhadas; e ampliar o acesso à informação, à leitura e ao livro de todos os cidadãos brasileiros.

“A responsabilidade é de manter o espaço vivo”, comenta Odair, que organiza as atividades do agora sexto Ponto de Cultura de Canoas, que será ampliado e reformado com os recursos do prêmio. O espaço, na Quadra CC, Setor 2 Bloco 6, apto 203 poderá contar com Biblioteca Comunitária, encontros de contação de histórias, saraus literários e musicais, sessões de cinema e oficinas. “A ideia é de potencializar as ações artísticas e sócio-culturais que desenvolvemos em grupo com outros parceiros e parceiras. A Secretaria Municipal de Cultura de Canoas dará o apoio ao novo Ponto, como faz com os já existentes, ampliando parcerias com entidades como o Instituto Estadual do Livro, planejando encontros e na divulgação dos eventos”, comenta Andrea Falkenberg, gestora de Livro, Leitura e Literatura da SMC.

O trabalho cultural de Odair já vinha, há algum tempo, dando seus frutos. Trabalhos com a Trupe Imagem (na) Arte e o coletivo Entreverbo já foram contemplados com o Plano de Incentivo à Cultura (PIC) de Canoas. “O PIC tem uma importância muito grande nesse processo todo. Ele chancela nossas ações. É um mecanismo de incentivo que ganha reconhecimento até pelo Ministério da Cultura”, destaca ele.

 

Por: Daniel Soares – PMC