Orquestra de Câmara da Ulbra apresenta O Messias, de Händel

Por: Nathan Carvalho

Último concerto do ano terá participação do Coral Porto Alegre e dos solistas Cíntia de los Santos, Ângela Diel, Roger Scarton e Daniel Germano.

No domingo (6/12) a Orquestra de Câmara da Ulbra encerra a temporada 2015 com um concerto especial natalino. A apresentação – que integra a temporada Domingo Clássico Juvenil, financiada pelo Pró-Cultura RS, com patrocínio da GVT – ocorre às 19h, na *Associação Leopoldina Juvenil (Rua Marquês do Herval, 280), com entrada franca.

Por: Nathan Carvalho
Por: Nathan Carvalho

Sob a regência de Tiago Flores, a Orquestra executa as duas primeiras partes de O Messias – mais conhecido e amado oratório de Georg Friedrich Händel (1685 – 1759). O concerto apresentará os movimentos na ordem, desde o Overture até o célebre Aleluia – movimento amplamente conhecido e identificado por qualquer pessoa. O espetáculo terá a participação de importantes solistas de atuação internacional, como Cintia de los Santos (soprano), Ângela Diel (Contralto), Roger Scarton (Tenor) e Daniel Germano (Baixo), além do Coral Porto Alegre.

Muito apreciada e requisitada em eventos natalinos, O Messias é um oratório com 51 movimentos divididos em 3 partes.  O oratório apresenta diversos relatos em torno Jesus Cristo, desde a anunciação profética, nascimento, vida, morte até a ascensão. Desta forma, a primeira parte apresenta a profecia e o nascimento de Jesus; a segunda parte relata episódios da Paixão, culminando no coral Aleluia, em que se demonstra toda a alegria pela vitória do Messias sobre a morte e o pecado, após a concretização das profecias enunciadas na primeira parte. Já a terceira parte descreve o tema da Redenção. “Apresentaremos apenas a primeira e a segunda parte pois achamos mais apropriado em função do Natal”, explica Tiago Flores.

DOMINGO CLÁSSICO JUVENIL – ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA

Quando: Domingo (6/12), às 19h

Onde: Associação Leopoldina Juvenil (Rua Marquês do Herval, 280)

Entrada Franca(Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário que beneficia o Instituto Popular de Arte-Educação (IPDHAE), sugere-se a doação de agasalhos, alimentos não perecíveis, brinquedos, produtos de higiene e limpeza e equipamentos de informática.)

 

Por: Raphaela Donaduce Flores