El Mapa de Todos começa amanhã em Porto Alegre

O *Festival El Mapa de Todos* chega a sua 6ª edição, nos dias 12, 13 e 14 de novembro, em Porto Alegre, afirmando-se como um dos principais eventos do calendário cultural do Rio Grande do Sul e do Brasil. Com patrocínio-master da Petrobras, destaca-se como a principal plataformade integração da música brasileira e o universo cultural ibero-americano. Em suas edições anteriores, dezenas de artistas de diversos países apresentaram-se no evento.

Logo El Mapa de Todos 2015

“Neste ano, vamos afirmar a nova cena contemporânea do Mercosul, comemorar os 50 anos da Jovem Guarda e apontar novos caminhos para a música produzida no continente”, informa o curador do festival, o jornalista e produtor Fernando Rosa. Sob o mantra de “um mundo sem fronteiras”, o evento contará com três noites de música de qualidade e integração cultural. Os ingressos, como nas edições anteriores, têm preços acessíveis nos dois primeiros dias, e serão gratuitos no terceiro.

Em 2015, o festival será realizado integralmente em teatros: dia 12, no Theatro São Pedro; dia 13, no Salão da Atos da UFRGS; e dia 14, no Centro Histórico-Cultural Santa Casa. A programação do festival conta com os seguintes artistas: Vieja Skina (Peru), Lafayette & Os Tremendões (Brasil), Milongas Extremas (Uruguai), Onda Vaga (Argentina), Vitor Ramil (Brasil), Alabê Oní (Brasil/RS), Irmãos Carrilho (Brasil/PR), François Peglau (Peru), Caldo de Piaba (Brasil/AC), Ana Muniz (Brasil/RS), Los Pirañas (Colômbia) e Aluisio Rockembach (Brasil/RS).

“A curadoria do festival busca compor artistas ascendentes na cena independente, nomes alternativos com carreiras consolidadas e clássicos fundamentais para a construção da musicalidade da região”, diz Fernando Rosa. Em suas edições, já participaram artistas do Brasil (de diversos estados), Uruguai, Argentina, Colômbia, Peru, Venezuela, Chile, México, República Dominicana, Espanha e Portugal. Já passaram pelo palco do festival artistas como Bomba Estéreo, Babasónicos, La Vela Puerca, El Mató a Un Policía Motorizado, Xoel López, Juan Cirerol, Los Mentas, Daniel Viglietti, Camila Moreno e Marcelo Camelo, entre dezenas de outros.

 

Por: Carol Zatt