Composições da Trensurb recebem assentos preferenciais para leitores

Foto: Lucas Quadros/Trensurb

Ação promovida pela Câmara Rio-Grandense do Livro até o fim da Feira do Livro de Porto Alegre busca incentivar o hábito da leitura.

Buscando estimular o hábito da leitura e relembrar os usuários do sistema metroviário sobre a realização da Feira do Livro de Porto Alegre, os trens da Trensurb recebem assentos preferenciais para leitores. A ação é promovida pela Câmara Rio-Grandense do Livro e vai até o próximo domingo (15), quando também chega ao fim o evento cultural da capital.

Foto: Lucas Quadros/Trensurb
Foto: Lucas Quadros/Trensurb

Adesivos distribuídos por quatro trens série 100 transformam alguns bancos em espaços prioritários para quem estiver lendo, fazendo alusão aos bancos reservados para idosos, gestantes e deficientes. De acordo com o gerente de Comunicação Integrada da Trensurb, Jânio Ayres, essa ação foi imediatamente aceita pela empresa. “Nossa área comercial não mediu esforços para que ela acontecesse em tempo recorde, pois, além de ser mais uma peça que dá visibilidade à Feira, alinha-se à política de incentivo à leitura da empresa”, declara.

Incentivando a leitura

A Trensurb conta com algumas iniciativas voltadas a estimular o costume de ler. Na plataforma de embarque da Estação Mercado, há a Biblioteca Livros sobre Trilhos. Lá o usuário tem acesso a 6,5 mil livros para empréstimo gratuito. Recentemente, o projeto Livros Livres aproximou a literatura da comunidade por meio da instalação de oito caixas customizadas contendo diversos títulos disponíveis de forma gratuita, que podem ser retirados sem a necessidade de um cadastro. Essas caixas encontram-se nas estações São Pedro, Canoas, Mathias Velho, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo, Fenac e Novo Hamburgo. A Trensurb participa ainda do projeto Poemas no Ônibus e no Trem, mantendo afixados nos trens série 100, poesias selecionadas anualmente pela Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre.

 

Por:  Imprensa Trensurb