I Festival de Música de Nova Prata ocorre de 13 a 15 de novembro

Com diversas atividades em sua programação, o I Festival de Música de Nova Prata ocorre entre 13 e 15 de novembro, em Nova Prata, RS. A primeira edição do festival, que tem patrocínio da Adylnet Telecom, pretende promover o intercâmbio cultural, proporcionando, através de programação gratuita, apresentações musicais de grupos instrumentais e autorais do RS e atividades de formação, além de divulgar e fomentar novos talentos locais e regionais, com a Mostra Paralela.

Sem título

A programação conta com shows de artistas convidados, apresentação das bandas selecionadas na Mostra Paralela, exposição de arte, bate-papos com artistas e oficinas.

Três oficinas serão realizadas durante o festival e as inscrições já estão abertas através do site do evento. No dia 13 de novembro as jornalistas e mestres em comunicação, Bruna Paulin e FêCris Vasconcellos ministram o curso “De Elvis a Miley Cyrus – comunicação, cultura, juventude e consumo”. No sábado, o acadêmico do curso de Licenciatura em Música, Dinei Maroso, promove “Dinâmicas Musicais para o Contexto Escolar”, e o músico e engenheiro Lucas Protti “Noções Básicas sobre Gravação Caseira”.

O público poderá assistir às apresentações de artistas convidados como Quinteto Persch, Quartchêto e Quiçá, se Fosse, além de atrações locais como o Coro Armonial e o acordeonista Carlitos. A Mostra Paralela apresenta cinco atrações: duas de Nova Prata e três de outras cidades do RS. Quarenta grupos se inscreveram para a seleção, que contou com quatro curadores convidados. Integram a Mostra Paralela os grupos Sedan 1300, Yangos Quarteto Instrumental, Frizon Brothers Band, Subtropicais e Trem Imperial.

Com o objetivo de trazer cor e arte ao Festival, os artistas Suyê Zucchetti e Gustavo Bouyrie propõem uma exposição de murais de tecido pintados, com representações relacionadas com a música. A exposição estará aberta para visitação na noite da abertura, no saguão da CIC. E será transferida para a Praça da Bandeira no domingo, dia 15 de novembro.

O público poderá conferir as atrações em apresentações na Praça da Bandeira, Auditório da Câmara de Indústria e Comércio e na Câmara de Vereadores de Nova Prata.  A iniciativa é uma realização da Eclética Centro de Música e da CUCO Produções e conta com o patrocínio da Adylnet Telecom, Financiamento do Pró-Cultura RS – Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Apoio Cultural de Unimed Vale das Antas, P&C Artemobili e Prefeitura Municipal de Nova Prata.

Programação:

13 DE NOVEMBRO, sexta-feira – Auditório da CIC

9h às 12h – Oficina De Elvis a Miley Cyrus – Comunicação, Cultura, Juventude e Consumo

9h às 22h – Exposição “A Música que Toca”, de SUYE Atelier e GustavoBouyrié

19h30 – Apresentação do Coro Armorial

20h – Abertura do Festival

20h30 – Pocket Show com Carlitos

21h – Show Quinteto Persch

14 DE NOVEMBRO, sábado – Ginásio Santa Cruz

08h às 12h – Oficina Dinâmicas Musicais para o Contexto Escolar

Câmara dos Vereadores

14h às 18h -Oficina Noções Básicas sobre Gravação Caseira (Home Studio)

Praça da Bandeira

16h – Mostra Paralela – Sedan1300

17h – Mostra Paralela – Yangos Quarteto Instrumenta*

21h -Show Quartchêto

Eclética – Centro de Música

15h30 – Bate-papo com convidados

Hall da CIC

9h às 17h – Exposição “A Música que Toca”, de SUYE Atelier e Gustavo Bouyrié

15 DE NOVEMBRO, domingo – Praça da Bandeira

14h às 21h – Exposição “A Música que Toca”, de SUYE Atelier e Gustavo Bouyrié

16h – Mostra Paralela – Frizon Brothers Band

17h – Mostra Paralela – Subtropicais

18h – Mostra Paralela – Trem Imperial

20h – Show Quiçá se Fosse

Eclética Centro de Música

15h30 – Bate-papo com convidados

*Em caso de chuva, a programação da Praça da Bandeira será transferida para o Ginásio Santa Cruz.

 

 

Por: Bruna Paulin