Trensurb apresenta composição artística Aero-trem Submarino na Galeria Mario Quintana

A próxima terça-feira (3) marca o início da exposição Aero-Trem Submarino  – Estudo para ligação entre Porto Alegre, Guaíba e Eldorado do Sul na Galeria Mario Quintana, situada na Estação Mercado da Trensurb, em Porto Alegre. Com o intuito de apresentar um meio de transporte fictício e futurístico, o artista Jander Rama terá seus trabalhos expostos até 3 de janeiro de 2016. Portanto, durante dois meses será possível conferir o projeto de arte embasado em conhecimentos científicos.

TRENSURB APRESENTA COMPOSIÇÃO ARTÍSTICA _AERO-TREM SUBMARINO_ NA GALERIA MARIO QUINTANA

Aero-Trem Submarino

“Basicamente, é um sistema que engloba características de aeronave, trem e submarino. O aero-trem submarino é um cruzamento das três tecnologias”, comenta Jander, que imaginou um meio de transporte capaz de ligar cidades que possuem conexões entre rios. A ideia surgiu entre 2012 e 2013, quando ele era um usuário diário da Trensurb. Logo, o artista seguiu para uma pesquisa com engenheiros da empresa e teve acesso a dados dos trens série 200, plantas e esquemas de funcionamento da linha. Reuniões com profissionais da aeronáutica e marinha também contribuíram para os estudos.

É importante ressaltar que os desenhos da exposição não são um projeto totalmente verossímil de uma construção móvel, também há partes fantasiosas. “Existe uma atuação artística, em que assumo o personagem de engenheiro responsável e proponho o veículo através de uma empresa fictícia, mas isso não quer dizer que o aero-trem submarino seja impossível de ser feito”, salienta Jander. A questão da realização da ideia fica em aberto e pode servir como inspiração para empresas e engenheiros reais.

O artista

Jander iniciou sua carreira como técnico em informática industrial e logo seguiu para a graduação de engenharia mecânica, porém, antes de concluir o curso, percebeu que gostava mais de apreciar o aspecto visual das máquinas e não só seus mecanismos. A partir daí, decidiu mudar para o curso de artes visuais da UFRGS e atualmente faz doutorado em poéticas visuais na instituição. Seus conhecimentos técnicos em diversas áreas permitiram que ele tivesse ideias para criar projetos e desenhos de novos sistemas tecnológicos. O artista já expôs trabalhos na Europa, ganhou o Prêmio de Incentivo a Artes Visuais do Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi) e o Prêmio Açorianos de Artes Plásticas em 2014 na categoria Destaque em Gravura, além de estar novamente concorrendo neste último em 2015.

Serviço

O quê: Exposição Aero-Trem Submarino – Estudo para ligação entre Porto

Alegre, Guaíba e Eldorado do Sul, por Jander Rama.

Onde: Galeria Mario Quintana – Estação Mercado (Av. Júlio de Castilhos, nº 4, Porto Alegre, RS), acesso após as catracas de entrada.

Quando: Diariamente, de 3 de novembro de 2015 a 3 de janeiro de 2016, das 5h às 23h20.

Quanto: R$ 1,70 (tarifa unitária do metrô).

 

Por: Imprensa Trensurb