Tango argentino em concerto da Orquestra da Ulbra

Foto: Ana Eidam

O próximo concerto da Orquestra de Câmara da Ulbra terá obras de três compositores contemporâneos, que vão do tango argentino de Eduardo Alonso-Crespo (1956) e Astor Piazzolla (1921 – 1992) até uma peça do inglês Benjamin Britten (1913-1976). A apresentação – que integra a temporada Domingo Clássico Juvenil, financiada pelo Pró-Cultura RS, com patrocínio da GVT – ocorre no dia 8 de novembro, às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil* (Rua Marquês do Herval, 280). A regência é do maestro Tiago Flores e a entrada é franca.

Foto: Ana Eidam
Foto: Ana Eidam

O espetáculo inicia com a execução de Concierto en Tiempo de Tango, de Alonso-Crespo. O compositor e maestro argentino nascido em San Miguel de Tucuman mantém agenda ativa, à frente de orquestras da Europa, Estados Unidos e América Latina. A obra terá solo do violinista Emerson Kretschmer –  spalla da Ospa e da Orquestra de Câmara da Ulbra.

A próxima música do programa é Melancólico Buenos Aires, daquele que é reconhecido como maior compositor contemporâneo de tangos e um dos maiores nomes da música instrumental mundial: Piazzolla. Em seguida, a Orquestra apresenta Simple Symphony, de Benjamin Britten. Considerado um dos compositores mais importantes do século XX, é autor de obras-primas, como a ópera Peter Grimes –  primeira ópera inglesa a receber aclamação mundial desde Dido and Eneas de Purcell, no século XVII.

O concerto se encerra com mais duas músicas de Piazzolla, ambas arranjadas por Arthur Barbosa: Piazzollânea, coletânea de temas de Piazzolla, e Oblivion.

DOMINGO CLÁSSICO JUVENIL: ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA

Quando: Domingo, dia 8 de novembro, às 19h

Onde: Associação Leopoldina Juvenil (Rua Marquês do Herval, 280)

Entrada Franca (Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário que beneficia o Instituto Popular de Arte-Educação (IPDHAE), sugere-se a doação de agasalhos, alimentos não perecíveis, brinquedos, produtos de higiene e limpeza e equipamentos de informática.)

 

 

Por: Raphaela Donaduce Flores