Mirele Riffel inaugura exposição, dia 09 de novembro, na Galeria Paulo Capelari

Paint Me, obra de Mirele Riffel, que integra a exposição. Foto: Fernando Engllert

A presença feminina, as cores vibrantes, o traço decidido e as referências à pop art pontuam a obra da artista plástica gaúcha, Mirele Riffel, que estará em exposição a partir do próximo dia 09 de novembro na Galeria de Arte Paulo Capelari, em Porto Alegre. Intitulada “Eutopia”, do grego: eu (bom) + topos (lugar) – a mostra reúne 16 pinturas em acrílica sobre tela, em médios formatos, que pretendem instigar o imaginário do observador, remetendo-o a um “lugar melhor”, incitando-o a adentrar em um novo mundo: colorido, aprazível e mágico.

Paint Me, obra de Mirele Riffel, que integra a exposição. Foto: Fernando Engllert
Paint Me, obra de Mirele Riffel, que integra a exposição. Foto: Fernando Engllert

A artista representa pictoricamente as formas e texturas da figura humana – em sua maioria mulheres – inseridas em contextos ora inusitados, ora eutópicos, e aliadas a diversos signos presentes no cotidiano contemporâneo. Por meio de sua pincelada firme, porém delicada e minuciosa, Mirele convida o público a adentrar neste universo onde a arte tem o poder de aliviar-nos, ao menos por instantes, da realidade distópica com a qual nos defrontamos hoje. “Gosto de pintar coisas que façam o coração das pessoas vibrarem”, confessa.

Apaixonada pelo desenho e a pintura, Mirele participou da edição gaúcha da maior exposição de arte urbana do mundo: a CowParade (2010), com a sua “Vacavatar”. Já foi aluna de Lou Borghetti e, atualmente, tem Fernando Baril como mestre.  Sua produção artística, hoje focada na pintura e na ilustração, busca obsessivamente a utopia da perfeição, pretendendo instigar o imaginário do espectador através da busca incansável da excelência nas formas e texturas da figura humana.

Nos próximos dias, a fim de promover a exposição, a artista estará realizando performances artísticas em pontos estratégicos da cidade (os locais serão informados pelo www.facebook.com/mireleriffel), que consistirão na pintura do corpo de uma modelo, a exemplo da tela “Paint Me”, que ilustra o folder-convite da exposição.

A individual de Mirele Riffel poderá ser visitada até o 28 de novembro, de segunda à sexta-feira, das 09h às 19h, e aos sábados das 10h às 13h, na Rua Cel. Bordini, 665), bairro Auxiliadora. A entrada é franca.

Sobre Mirele Riffel

Nascida em Porto Alegre (1975), desde cedo Mirele demonstrou habilidade e interesse pelas Artes. Graduou-se Publicitária (PUCRS, 1989), tendo cursado também Arquitetura (Ufrgs). Do interesse pelo estudo das cores resultou sua Especialização em Produção Gráfica (ESPM-RJ). Também no Rio de Janeiro, estudou Design de Jóias, trabalhando com modelagem em cera. De volta a Porto Alegre, complementou sua formação na Escola Gaúcha de Joalheria.Em 2011 integrou o Coletivo Somaisarte: Exposição coletiva Arte ao Cubo. Usina do Gasômetro. Sua monografia, “Absolut Dictatorship – A persuasão através da imagem nos anúncios impressos da Vodka Absolut no meio revista” foi indicada para concorrer ao Prêmio de Iniciação Científica em Madrid.

SERVIÇO:

O Quê: “Eutopia”. Exposição de pinturas de Mirele Rifell

Onde: Galeria Paulo Capelari (Rua Cel. Bordini, 665) bairro Auxiliadora, em Porto Alegre

Quando: De 09 de novembro a 28 de novembro de 2015. Visitação de segunda a sexta-feira, das 09h às 19h, e aos sábados das 10 às 13h

Quanto: Entrada franca

 

Por: Silvia Abreu