Premiado espetáculo ‘Women’s’ chega a Porto Alegre

A premiada montagem do grupo teatral (E)xperiência Subterrânea, dirigida por André Carreira, “Women’s”, entra em cartaz pela primeira vez na capital gaúcha. Ganhadora do prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, a companhia celebra a trajetória de quinze anos com a turnê, que vai passar também pelo Paraná e Santa Catarina.

Womens_2

Na quarta e na quinta-feira, dias 21 e 22, sempre às 20h, o espetáculo é exibido no Sesc Centro, com ingressos que custam até R$ 20. O texto de Daniel Veronese conta a história de Adair, faxineira de um necrotério que dialoga com fantasmas pessoais enquanto trabalha.

A personagem conversa com vozes que escuta sobre um suposto crime, debate seus vínculos familiares com um cadáver à espera de autópsia e, manipulando os corpos, vai dando vida aos personagens de sua rotina. A montagem, que já passou por várias cidades do Brasil, assim como Peru, Cuba e Argentina, traz o tema da morte e os afetos a partir da exploração do risco físico experimentado em cena.

Oficina: O Real na Cena

Além da montagem, o grupo (E)xperiência Subterrânea realiza no dia 22, a partir das 9h30, uma oficina que consiste na experimentação de técnicas do processo de criação do espetáculo e exploram aspectos de uma pesquisa que o grupo desenvolve desde 2007, relacionada a noção de uma “atuação por estados”, além de elementos de preparação corporal, consciência do movimento e quedas cênicas.

A oficina é ministrada por Lara Matos e Ana Luiza Fortes. No local, também é apresentada uma exposição fotográfica da artista catarinense Lilian Barbon. A exibição das fotos promove uma leitura pessoal do espetáculo, através de imagens veladas e “re-veladas”, encobertas por texturas e dobras.

A participação na oficina é gratuita, mas é necessário fazer a inscrição antecipadamente, através do e-mail oficina.experiencia@gmail.com, ou pelo preenchendo do formulário online disponibilizado pela própria companhia.

 

Por: CL