Barlavento se apresenta no Acordes para Música Instrumental

O grupo Barlavento Quarteto de Sax será o próximo a se apresentar no projeto Acordes para Música Instrumental, em Dois Irmãos. A data do show será 18 de outubro e acontecerá no Centro Paroquial do bairro São Miguel. A entrada é franca. O projeto foi contemplado pelo Prêmio Empreendedor Cultural, realização da Cida Planejamento Cultural e com patrocínio da AES Sul.

ACORDES_(Barlavento)_email específico+conteúdo

É uma parceria do Clube de Idosos Reviver e da Kunst Empresa de Cultura e têm como objetivos principais descentralizar a cultura na cidade, oportunizar que um grupo de melhor idade se insira na produção cultural e formar plateia para música instrumental. A primeira apresentação aconteceu no dia 12 de julho com banda Funkalister, na Praça do Imigrante, no centro de Dois Irmãos.  As aberturas dos shows contam sempre com o Núcleo Artístico do Clube de Idosos Reviver e talentos locais dos bairros.

Esta é a segunda vez que Dois Irmãos tem projeto contemplado pelo Prêmio Empreendedor Cultural. Acordes para Música Instrumental foi um dos oito projetos escolhidos entre 40 inscritos na área de atuação da AES Sul. Em 2012, o projeto Filho do Mestre foi um dos escolhidos, na primeira edição do prêmio.

O grupo formado em 2005, a partir da reunião de um grupo de saxofonistas com o objetivo de realizar prática instrumental e pesquisa de repertório para quarteto de saxofones, o Barlavento é um grupo que tem procurado fazer música mantendo o entusiasmo e o prazer de tocar em conjunto.

Desta união de experiências, competências e interesses, desenvolveu-se um grupo de instrumentistas/pesquisadores que, constantemente, estão em busca de novas possibilidades tanto com relação ao repertório e arranjos como também de sonoridades e parcerias musicais, visando com isto cada vez mais ampliar e diversificar o alcance de sua música. Grande parte do repertório tocado pelo grupo é composto por arranjos feitos exclusivamente para o Barlavento, contemplando os mais diversos estilos e gêneros musicais, porém mantendo a predileção por composições e arranjos de músicas brasileiras e latino americanas.

 

Por: Cláudia Kunst