Rosane Castro e Monika Papescu lançam “Dulcinéia” no Jardim Lutzemberguer

A Editora Papo Abissal lança no próximo dia 17 de outubro, sábado, às 19h, seu mais recente projeto editorial: Dulcinéia, livro escrito por Rosane Castro e ilustrado por Monika Papescu, destinado ao público infanto-juvenil. O texto, bilíngue, vem na versão português e espanhol. O evento será realizado no Jardim Lutzenberger da Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, com sessão de autógrafos e performance artística.

primeira_capa

Dulcinéia conta a história de uma jovem florista, que tem sua rotina alterada com a chegada, em sua cidade, de um moço bonito, tocador de viola. É uma história de encontro, de conhecimento, em as palavras, que soam como melodia, buscam transmitir o encantamento de cada instante. As ilustrações de Monika Papescu reforçam este ambiente lírico e mágico, conduzindo o leitor para uma viagem rumo à imaginação.

Sobre a autora  Rosane Castro é escritora, narradora de histórias, arte-educadora e promotora cultural. Graduada em Letras pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), e pós-graduada em História e Cultura Indígena e Africana. Atua em projetos culturais, sociais e pedagógicos em instituições públicas, privadas e organizações não governamentais. Organiza e atua em feiras, bienais e eventos culturais e literários na Região Metropolitana de Porto Alegre e em diversas cidades do interior do Rio Grande do Sul e vários estados do Brasil. Coordenou por quatro anos o espaço QG dos Pitocos, na Feira do Livro de Porto Alegre. É idealizadora e coordenadora do Seminário de Contadores de Histórias “Ao Pé do Ouvido”, em Cachoeirinha/RS, de 2009 a 2012. É idealizadora e coordenadora do Encontro de Contadores de Histórias, em Gravataí, de 2012 a 2014. Atua em projetos de incentivo à leitura em vários estados brasileiros. Coordena o projeto biblioteca Itinerante Griô, aprovado pelo Governo Federal, através do Ministério da Cultura – Mais Cultura/Pontos de Leitura. Idealizou o projeto Piquenique da Leitura, que completou três anos em março de 2015.

Sobre a Ilustradora – Monika Papescu nasceu em São Paulo e mora no Rio Grande do Sul. É formada pela Faculdade de Comunicação Visual da FAAP/SP. Sua formação artística inclui curso de ilustração no Chelsea College Of Arts e de design gráfico no Westminster Institute of Adult Education, ambos em Londres; Curso de Projeto Gráfico no SENAC/SP e Cenografia, Figurino e Indumentárias no SESC/SP, entre outros.  Criou e coordenou o projeto “Semear em Glorinha” (2008) e o projeto “Arquipélago – de Atlantis a Açores”, que resultou num livro de mesmo nome, 2° lugar do Prêmio Brasileiro de Artes das APAES, na categoria Literatura 2010. Recebeu o Prêmio Gaúcho de Arte Eletrônica de Melhor Animação e o Prêmio de Melhor Figurino de Teatro Amador – SP.

SERVIÇO:

O Quê: Lançamento do livro “Dulcinéia” (Editora Papo Abissal), com sessão de autógrafo da autora Rosane Castro e da lustradora Mônika Papescu. 40 páginas.

Quando: Dia 17 de outubro de 2015, sábado, às 19h

Onde: Jardim Lutzenberger, 5° andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 1780), Centro Histórico, Porto Alegre

Quanto: Entrada franca.

 

Por: Silvia Abreu