Exposição ‘Imagina Erico’ no Praia de Belas é um convite ao processo criativo da obra do escritor

Um dos maiores escritores brasileiros, o gaúcho Erico Verissimo, é o homenageado da exposição que abriu nesta sexta-feira  (dia 25) no Praia de Belas Shopping, em Porto Alegre. ‘Imagina Erico’ é um convite à imaginação a partir da reflexão de parte de sua obra. Mais do que um tributo, o evento marca os 110 anos do nascimento e os 40 anos da passagem de Erico Verissimo, registrados em 2015. A mostra é uma realização da agência Maria Cultura, tem curadoria geral de Camila Farina e, como curadores convidados estão Carlos Gerbase, Julio Conte e Otto Guerra.

Praia de Belas - Imagina Erico - Foto divulgação Prisc ila Barreto

Para dar asas à imaginação aos textos do escritor, os três roteiristas gaúchos de diferentes áreas ficaram responsáveis por selecionar uma obra de Erico Verissimo e interpretá-la dentro de um ambiente cênico. O cineasta Carlos Gerbase se debruça sobre o romance Clarissa, publicado em 1933, e assina um espaço da mostra totalmente vinculado ao cinema. O diretor de teatro Julio Conte, agrega à exposição sua visão criativa e teatral para cenas de Incidente em Antares, de 1971. Otto Guerra dá movimento e animação  a detalhes do livro O Senhor Embaixador, de 1965.

“O olhar imaginativo desses três grandes criativos da nossa época vai possibilitar muitas interpretações, nos remeter ao passado ou nos permitir visitar um lugar onde nunca estivemos ou, talvez, nos projetar para o futuro”, resume a curadora geral Camila Farina, da Maria Cultura, agência realizadora da exposição.

“O Praia de Belas é um shopping bastante identificado com a cultura e, a exemplo da mostra que promovemos em homenagem a Mario Quintana, em 2014, voltamos a abrigar um projeto desta grandeza por reconhecer a importância da obra de Erico Verissimo, escritor sempre merecedor das mais significativas homenagens”,destaca Janine Oliveira, gerente de marketing do Praia de Belas.

A exposição Imagina Erico leva aos visitantes um pouco sobre o processo criativo do escritor, com um convite aberto ao público para que solte sua imaginação em uma programação variada que inclui bate-papos com curadores e especialistas na obra de Erico Verissimo  e atividades educativas em parceria com o Memorial Erico Verissimo. O evento tem também o apoio da Livraria Saraiva e da Companhia das Letras, que disponibilizam exemplares de obras de Erico Verissimo para apreciação dos visitantes.

Imagina Erico permanece na Ala Sul do 3º piso do Praia de Belas até o dia 14 de outubro, tem entrada gratuita e pode ser visitada em horário de funcionamento do shopping. Há mediadores para orientar os visitantes.

Serviço:

O que: Exposição Imagina Erico

Quando: 25 de setembro a 14 de outubro

Onde: Praia de Belas Shopping – 3º piso

Horário: De segundas a sábados, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 11h às 22h.

Entrada gratuita.

 

Por: Priscila Barreto