Espetáculo ‘Os Servos de Pan’ une teatro, música, dança e poesia

Montagem inédita vem a Porto Alegre nos dias 25 e 26 de setembro, no Teatro do Centro Histórico Cultural Santa Casa.

Fadas, gnomos, silfos, salamandras. Estes são os seres que povoam o espetáculo OS SERVOS DE PAN, da Cia. Terranova, companhia de teatro paulista que estará pela primeira vez em Porto Alegre, nos dias 25 e 26 de setembro no Teatro do Centro Histórico Cultural Santa Casa. A peça, dirigida a todas as idades, trata da chegada da primavera reunindo estes seres sob a batuta do deus Pan, que tem a missão de orquestrar os mistérios da Natureza.

servos4

Na história, Pan, despertado de seu sono de inverno, conclama seus servidores, os faunos rústicos e brincalhões, e os incumbe de irem ao bosque convocar os seres dos elementos – nas cavernas, nas águas pulsantes, nos rodopios dos ares e no calor do fogo – para que lhe prestem contas de seus feitos para a chegada da primavera. João, o camponês, encantado com a atmosfera especial deste dia ensolarado, ao chegar do campo senta-se na varanda para apreciar a tarde e começa a cantar. É então que, diante de seus olhos, descortina-se o mistério de Pan e seus seres formidáveis.

Com texto e direção de coreografia de Marília Barreto, direção cênica de Dino Bernardi e direção musical e regência de Luciano Vazzoler, o espetáculo é uma adaptação livre da obra “Ein Mittsommerspiel”, da autora suíça Margerithe Lobeck-Kürsteiner. A montagem tem como mote a Euritmia, corrente da dança criada em 1912 pelo filósofo, cientista e educador austríaco Rudolf Steiner, que pesquisou a relação da linguagem com o corpo, unindo literatura e música à coreografia. Ao todo, são 26 pessoas que compõem o grupo, entre euritmistas, atores, recitadores e músicos. Tudo falado e tocado ao vivo.

Para Marília Barreto, “o Mito e os contos de fadas compõem, junto a outras fontes e narrativas, as ‘eternas histórias de antigamente’, que encerram os pequenos e grandes arquétipos curadores conhecidos desde tempos imemoriais como fontes fortalecedoras da psique, atuantes no inconsciente da humanidade”. Segundo a autora, a peça vem na contramão dos tempos atuais, que “nos afastam dessas fontes numa busca vertiginosa do ‘ter’ em oposição ao ‘ser’” “’Os Servos de Pan’ oferece às pessoas de todas as idades um momento de enlevo e alegria genuína, envolvendo teatro, poesia, música, dança e canto. A ideia é restituir a crianças e adultos um espaço lúdico original, banhado em fantasia e humor”, explica.

A vinda a Porto Alegre da montagem está sendo aguardada e festejada pelo público, como é o caso da euritmista terapeuta Cristina Salgado Barbosa. “’Os Servos de Pan’ é um espetáculo lindíssimo. Com cores, movimentos, música, e muitas aventuras no reino de Natura e sob a presença decisiva de Pan”.

A pesquisa, produção e realização do projeto foram viabilizados através da Lei Rouanet de fomento à Cultura (2015), com patrocínio da PORTO SEGURO, além de recursos do INSTITUTO MAHLE e financiamento coletivo através da plataforma CATARSE, além da parceria com a ABRE – Associação Brasileira dos Euritmistas.

SERVIÇO

O QUE: espetáculo “Os Servos de Pan”

QUANDO: 25 e 26 de setembro (sexta e sábado)

ONDE: Teatro do Centro Histórico Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75, Bairro Independência – Porto Alegre)

HORA: Dia 25 (sexta), às 15h30, e dia 26 (sábado), às 16h e às 21h

INGRESSOS: R$40,00 (inteira) e R$20,00 (meia entrada) – Disponíveis na bilheteria do teatro, uma hora antes do início do espetáculo

CAPACIDADE DO TEATRO: 284 lugares

 

Por: Daniel Rodrigues