Leonardo Posenato comanda bate-papo gratuito sobre a arte do Mosaico

O mosaico é, sem dúvida, uma das mais belas artes da humanidade. Clássica, pode dar um toque de contemporaneidade no lugar em que for exposta. E as belezas do mosaico ao longo dos tempos será o tema da palestra do arquiteto e mosaicista Leonardo Posenato, no dia 22 de setembro de 2015, às 16h, no MARGS (Praça da Alfândega, s/n – Centro ), em Porto Alegre / RS, dentro do projeto Conversas no Museu. A entrada é franca, mas é aconselhável confirmar presença pelo telefone 51-3211-5736. Referência da arte do Mosaico no Brasil, Posenato é formado pela Scuola Mosaicisti, de Spilimbergo, na Itália, e especializado em obras de grande porte.

Porto-Alegre-Leonardo-Posenato

“Princípios artísticos que fundamentam a qualidade de uma obra em mosaico, Gestalt, teoria das cores, composição geométrica, proporções, qualidade técnica e durabilidade serão alguns dos assuntos que quero abordar nesta conversa”, afirma Posenato, que está no mercado de mosaico há mais de 15 anos. As inspirações para suas obras são variadas. Vão desde elementos sacros, passando por animais, flores e objetos, até formas abstratas e personalidades. “A técnica que utilizo é do Mosaico Romano onde a clivagem e a fragmentação das pedras é feito com o martelo romano. O trabalho é artesanal e artístico, feito totalmente à mão. Cada obra é única”, afirma Leonardo.

Além disso, utiliza pedras de todas as partes do mundo, como mármores europeus e orientais, cerâmica e porcelana, o que dá um diferencial e maior durabilidade para as obras. Outro fator de sucesso no trabalho dele é o uso das cores, um campo que exigiu muito tempo de estudo e muita prática. “Utilizo a Teoria das Cores, onde cada cor influencia a percepção da outra, por isso é necessário criar e harmonizar o que chamamos de família de cores para cada obra”, afirma o artista. Atualmente, mosaicos de grandes dimensões feitas por Posenato podem ser encontrados em estações de trens da região metropolitana de Porto Alegre, prédios públicos, vinícolas da Serra Gaúcha, fachadas e interiores de igrejas, além hotéis e restaurantes.

Conversas no Museu

Mosaicos Através dos Tempos com Leonardo Posenato
22 de setembro, às 16h, no MARGS (Praça da Alfândega, s/n – Centro, Porto Alegre)
Entrada Franca
Aconselhável confirmar presença pelo telefone 51-3211-5736

 

Por: Sortimentos