Oficina Plano a Plano mostra resultado em dois curtas neste sábado em Canoas

Os curtas-metragens “De Olhos Abertos” e “O Soldado e a Bailarina” são o resultado de duas novas turmas da Oficina de Interpretação para Cinema e TV Plano a Plano, promovida pela Savian Filmes numa parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Canoas e Casa das Artes Villa Mimosa. Os dois filmes, além do making off, serão exibidos neste sábado, às 10h30, no Cinemark Canoas (Avenida Guilherme Schell, 6.750).

maior_Foto_Plano_a_Plano_1

A Oficina Plano a Plano é um projeto contemplado pelo Programa de Incentivo a Cultura (PIC), realizado na Casa das Artes Villa Mimosa, beneficiando 40 alunos entre 8 e 18 anos. Delas, saíram duas produções: “O Soldado e a Bailarina”, rodado na Casa das Artes Villa Mimosa e no Hotel Ibis Styles, e “De Olhos Abertos”, rodado na Casa dos Rosa e na Empresa Transpesa. “O objetivo da Plano a Plano é dar ferramentas para que o aluno possa testar, experimentar e principalmente criar personagens verdadeiros. Em quatro dias de ensaio e dois de filmagens foi visível a evolução de cada aluno, o comprometimento, a sede por informações e a entrega. Ao final das filmagens foi emocionante ver o brilho no olhar de cada aluno e saber que de alguma forma fizemos parte da sua caminhada e contribuímos para sua história”, comenta Cristina Savian, coordenadora do projeto.

Cristina é de Canoas, mas está há 15 anos radicada no Rio de Janeiro. Para a diretora, trazer esse projeto para Canoas contribui para o fortalecimento do segmento e principalmente para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens que participaram da oficina. “O trabalho exaustivo de criação de personagem, os ensaios, o emocional, o corpo, a voz, e de repente isso tudo se mistura e começa a dar vida a um personagem verdadeiro. Um momento mágico, único quando se encontra o personagem e, agora, frente a frente, ator e personagem vão seguir juntos”, conclui.

Por: Daniel Soares – PMC