Renato Borghetti e Orquestra apresentam “Concertos de Galpão” na Expointer

O rural e a cidade unidos em um espetáculo que tem tudo a ver com a Expointer: “Concertos de Galpão” traz o músico, instrumentista e gaiteiro Renato Borghetti acompanhado da orquestra Unisinos Anchieta com a regência é do maestro Evandro Matté. O show, que acontece no dia 4 de setembro, vai apresentar canções galponeiras com arranjos orquestrais.

janeiro_borghetti

Diferentes manifestações e expressões artísticas surgem através do movimento tradicionalista, por isso o “Concertos de Galpão” prioriza, além da tradição, a tradução música regionalista. No repertório está a releitura de canções rurais, como: “Milonga para Simões Lopes Neto”, “Merceditas”, “Fronteira” e “Sétima do Pontal”. Um encontro do campo com a cidade, da gaita com o violino, do laço com a batuta, do popular com a música de concerto.

Antes do show principal o projeto promove a formação de plateias: O “Concertos de Galpão para Crianças” permite o acesso do público jovem às raízes e costumes do Rio Grande do Sul. A primeira edição conta com: Renato Borghetti, Orquestra Unisinos Anchieta e o “Grupo Pregando Peça”, com o simpático Macaco Simão, que será o mestre de cerimônias. O público infantil, formado por alunos de escolas públicas, vai aprender de maneira divertida, a composição de uma orquestra e as características dos instrumentos. O concerto didático terá a participação especial do grupo de percussão “Vida com Arte”, formado por 14 jovens, que ganham destaque no cenário musical da região unindo instrumentos de percussão pouco conhecidos no Sul do país com a música popular e erudita.

“Concertos de Galpão” conta com o patrocínio da Petrobras e o financiamento da LIC- Lei de Incentivo à Cultura. Para se inscrever na oficina didática as escolas de ensino fundamental podem entrar em contato através do telefone (51) 30932555 ou  email: atendimento@moinhostravel.com.

ATRAÇÕES DA EXPOINTER 2015 NO DIA 4 DE SETEMBRO: No palco principal

15h e 30min- “Concertos de Galpão para crianças”

19h- “Concertos de Galpão”- para o público em geral

 

Por: Otto Herok Netto e Carolina Zogbi