Mostra fotográfica explora etnografia visual de não-humanos

Está em exibição no Espaço de Artes da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, a UFCSPA, a exposição fotográfica “Mãe-do-vestido: vestida de mãe”, de Verônica Miranda. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, e aos sábados, das 9h às 11h30, com entrada gratuíta.

UFCSPA_3

As fotografias expostas no Espaço de Artes da UFCSPA reúnem memória social urbana e pessoal, por meio da etnografia visual de não-humanos, no qual um vestido é o personagem principal. A mostra fica em cartaz até o dia 10 de outubro. Neste trabalho, o vestido é o ator não-humano, que faz um passeio percorrido por sua mãe, uma mulher descendente de indígenas que, como outros migrantes, saiu de Belém para morar no Rio de Janeiro nos anos 1960. A artista recebe influência das fotografias de Gaëtan Clérambault, psiquiatra que foi professor do psicanalista francês Lacan.

A exposição mostra um pouco da trajetória desta artista visual, que é formada em psicologia, com pós-graduação em psicanálise e mestre em comunicação, informação e tecnologias em saúde. Verônica tem formação também em pintura, fotografia, vídeo e mídias alternativas no Atelier Satoko Ueda (RJ), no Atelier da Imagem (RJ), na Oficina Fotoativa (Belém, PA) e na Escola de Artes Visuais (Parque Lage, RJ).

 

Por: Catraca Livre