Circo Girassol oferece oficinas de técnicas circenses

Foto: Fátima de Souza

O Circo Girassol retoma o projeto Escola Circo Girassol – Oficinas de Técnicas Circenses a partir desta próxima terça-feira, 18 de agosto, em sua sede, no bairro Bom Jesus em Porto Alegre. Serão oferecidos dois módulos: iniciação ao circo, para crianças entre 06 e 12 anos de idade, com aulas às terças e quintas-feiras, das 10h às 12h, e avançado, dos 13 aos 20 anos, às terças e quintas, das 19h às 21h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo fone: (51) 3387.8595, das 9h às 18h. Serão oferecidas 20 vagas por turma.

Foto: Fátima de Souza
Foto: Fátima de Souza

Até o dia 17 de dezembro, os participantes terão aulas de circo nas modalidades de acrobacias de solo, pernas de pau, equilíbrio em arame e tecido. Para a turma avançada é oferecido aulas de tecido e acrobacias de equilíbrio. O projeto é financiado pela Secretaria Municipal da Cultura/Prefeitura de Porto Alegre.

O Circo Girassol desenvolve projetos sociais desde 2004. O primeiro local beneficiado foi o Bairro Navegantes, onde o circo esteve localizado entre 2004 e 2007. Desde 2008, a ação é desenvolvida no bairro Bom Jesus, onde já beneficiou cerca de 500 jovens, aproximadamente. “A cada ano o projeto agrega em torno de 40 a 60 crianças”, afirma a artista circense e professora Débora Rodrigues, coordenadora das oficinas. “Temos alunos que estão conosco há seis anos, já e em nível bastante avançado”, destaca.
Os beneficiários são moradores do bairro Bom Jesus, em sua maioria, mas a cada ano, este perfil tem se ampliado para atender moradores de outras comunidades, desde que estejam frequentando a escola. Segundo Débora Rodrigues os benefícios para os participantes são inúmeros. “Tanto as crianças quanto os adolescentes despertam a consciência corporal e o senso de coletividade, pois o trabalho do circo é em equipe e a evolução técnica individual reforça a autoestima deles. Além, é claro do reforço na coordenação motora, na concentração e no senso de responsabilidade, competências que a atividade circense proporciona”, destaca a coordenadora do projeto.

SERVIÇO:
O Quê: Inscrições abertas para o projeto Escola Circo Girassol – Oficinas de Técnicas Circenses
Onde: Circo Girassol – Rua Sinval Saldanha, 286, bairro Bom Jesus, Porto Alegre-RS
Quando: Inscrições gratuitas. Início dia 18 de agosto, terça-feira
Quanto: Entrada franca
Número Vagas: 20 por turma
Informações: (51) 3387.8595 ou pelo e-mail produção@circogirassol.com.br

 

Por: Silvia Abreu