Luis Fernando Verissimo participa do encerramento do Curso de Formação de Mediadores de Leitura da Ong Cirandar

O encerramento do Curso de Formação de Mediadores de Leitura, realizado pela Ong Cirandar recebe o escritor Luis Fernando Veríssimo para a palestra Traçando Histórias: a Literatura e o Caminho para a Justiça Social com mediação da jornalista e escritora Claudia Laitano. O evento é aberto ao público e marca o fechamento do projeto contemplado no Prêmio de Apoio às Bibliotecas Comunitárias e Pontos de Leitura 2013 do Ministério da Cultura (Minc) iniciado e 2014 e ocorre no dia 19 de agosto no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico), a partir das 19h. A entrada é gratuita, com distribuição de senhas a partir das 18h no local.

145

Escritor, cartunista e músico, Luis Fernando Verissimo irá, mais do que tratar da sua obra literária, falar sobre o compromisso da literatura com a democratização de acesso ao livro e à leitura, colocando à prova a ideia de que as periferias das cidades não leem por falta de interesse. A realidade, comprovada pela experiência desse curso e pelo trabalho realizado pelo nosso projeto de fortalecimento de bibliotecas comunitárias Redes de Leitura – presente em nove comunidades da Capital atualmente – é que a leitura e a escrita atraem a partir do momento em que são encaradas como um direito social.

Iniciado em junho de 2014, o Curso de Formação de Mediadores de Leitura envolveu aproximadamente 600 pessoas em seminários, oficinas, rodas de conversas, encontro com escritores e momentos de fruição artística, como saraus e visitas a centros culturais. O projeto explorou os diferentes territórios dos participantes e buscou valorizar as culturas populares e da periferia a fim de oportunizar a formação de mediadores de leitura e de educadores populares de Porto Alegre, Canoas e Caxias do Sul, sempre compreendendo a biblioteca como principal catalisadora do desenvolvimento de tecnologias sociais.

A Biblioteca Comunitária Chocolatão, gerenciada pela Ong Cirandar, foi o case que inspirou os diferentes encontros. O espaço cultural está localizado na Vila Nova Chocolatão, na zona Norte de Porto Alegre, e desde a sua primeira sede, situada no Centro da cidade, serve como ponto de cultura, de socialização, de diálogo com as mais diferentes expressões artísticas e articulação política.

Participaram das seis “conexões” (como foram chamadas as jornadas formativas) nomes como a escritora colombiana Sílvia Castrillón, o poeta e ativista cultural paulistano Sérgio Vaz, o escritor gaúcho Jefferson Tenório, entre outros convidados. O evento é uma realização da Ong Cirandar em parceria com o Ministério da Cultura, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, a Prefeitura Municipal de Canoas e Prefeitura Municipal de Caxias do Sul.

Sobre a Ong Cirandar

O Centro de Integração de Redes Sociais e Culturas Locais (Cirandar) é uma organização sem fins lucrativos, certificada como uma organização não-governamental com atuação no Rio Grande do Sul. Em 2015, a instituição completa seu sétimo ano de promoção do acesso à cultura, através do apoio a redes de culturas locais buscando a inclusão social dos sujeitos por meio do desenvolvimento de ações que promovam a integração social, a formação e a cultura.

A Ong Cirandar desenvolve ações sociais, educacionais e culturais, em parceria com os poderes públicos e privados, dialogando e repensando alternativas para a educação, a transformação e a inclusão dos sujeitos culturais, comunicativos e criativos. Os programas e projetos de intervenção são pautados na cultura como ferramenta de transformação social que se propõe a apoiar, incentivar e criar redes de ações comunitárias e práticas sustentáveis, fomentando alianças de fortalecimento da cidadania.

 

Por: Roberta Mello