“Tóin – dança para bebês” tem apresentações na Livraria Cultura nos dias 15, 16, 22 e 23 de agosto

O espetáculo Tóin – dança para bebês promove seis apresentações em Porto Alegre durante o mês de agosto, nos dias 15, 16, 22 e 23 (sábados e domingos), na Livraria Cultura.

toin4_credito_stefanietelles
Foto: Stefanie Telles

Tóin é realizado pela Muovere Cia. de Dança de Porto Alegre, dirigido por Jussara Miranda e Diego Mac, e composto de duas atividades: um espetáculo seguido de uma oficina, que estreou em 2012. O projeto já realizou mais de 150 apresentações no RS e outros estados, todas com tradução em LIBRAS, padrão de iluminação de baixo consumo de energia e sem periculosidade.

O projeto foi criado a partir de uma ideia muito simples e inspiradora: utilizar a dança como brinquedo, o que os bebês fazem de forma contagiante. A pesquisa artística foi baseada em livros e vídeos infantis da internet, bem como em vivências da infância dos artistas. No elenco estão os bailarinos Joana Amaral, Nilton G. Júnior, Carini Pereira e Eduardo Richa. A trilha sonora original é de Marcelo Delacroix e Beto Chedid e os figurinos de Antonio Rabadan.

A “oficininha”, realizada após o espetáculo, é o momento de exercitar a afetividade, a criatividade e a sensibilidade dos bebês. Estimulante, é composta de cinco exercícios curtos e simples, quando bailarinos, bebês e cuidadores brincam de dançar.

As apresentações na Livraria Cultura ocorrem nos dias 15, 16, 22 e 23 de agosto. Aos sábados, as sessões ocorrem às 11h e 16h. No dia 16 de agosto a apresentação está marcada para às 16h, e no 23, às 15h. No dia 30, a Muovere se apresenta em Belo Horizonte, integrando a programação de aniversário do SESC Palladium com Tóin. A companhia é uma das selecionadas para o XXI Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente, em SP, com o espetáculo DESVIO e comemora o Prêmio Funarte de Dança para o lançamento do projeto Webcoreografia edição 2014, a realizar-se em 2016.

toin2_credito_stefanitelles

Os ingressos para as apresentações na Livraria Cultura custam R$ 30,00, com descontos de 50% para estudantes, crianças de 0 a 15 anos e idosos. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente através do site www.entreatosdivulga.com.br. Nos dias de espetáculo, a bilheteria abre uma hora antes das sessões, no local.

 

Por: Bruna Paulin