OSPA recebe convidados internacionais no Theatro São Pedro

acob Slagter comanda a OSPA na apresentação do 10º concerto da 'Série Theatro São Pedro'

Na próxima terça-feira, dia 11, às 20h30, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) recebe, no Theatro São Pedro, dois convidados internacionais que vêm pela primeira vez à capital gaúcha: o maestro holandês Jacob Slagter e o violinista alemão Linus Roth, solista da noite. Os ingressos custam até R$40,00.

acob Slagter comanda a OSPA na apresentação do 10º concerto da 'Série Theatro São Pedro'
Jacob Slagter comanda a OSPA na apresentação do 10º concerto da ‘Série Theatro São Pedro’. Foto: Hans Morren

O repertório da noite conta com obras de Jean Sibelius, compositor cujos 150 anos de nascimento são lembrados em 2015, e do checo Antonín Dvorák, um dos principais nomes da música clássica do século 19 e membro da chamada escola nacionalista do período romântico. Sob regência do holandês Jacob Slagter, a orquestra dá início a apresentação executando “Andante Festivo”, composição escrita em 1922 por Jean Sibelius em comemoração ao 25º aniversário da fábrica de madeira Säynätsalo, da Finlândia.

Na sequência, a Ospa apresenta o “Concerto para violino”, op. 47, onde Linus Roth, que atualmente é professor de violino da Universidade de Augsburg, assume a tarefa de solar. O alemão vem se firmando como um dos mais interessantes violinistas de sua geração e já acumula importantes prêmios em sua trajetória.

O convidado Jacob Slagter é o responsável pelo solo de violino da noite. Foto: Wildundleise Fotografie
O convidado Jacob Slagter é o responsável pelo solo de violino da noite. Foto: Wildundleise Fotografie

Inspirada em elementos melódicos de músicas dos índios da América do Norte e em algumas cenas do poema “Canto de Hiawatha”, de Henry Longfellow , a “Sinfonia nº9 em mi menor”, de Dvorák, é a composição escolhida para encerrar a noite.

 

Por: Catraca Livre