Geraldo Flach será homenageado pela OSPA

A orquestra prepara o primeiro grande espetáculo dedicado à produção do músico após o seu falecimento, em 2011. Antigos parceiros do pianista e compositor, que completaria 70 anos no dia 6 de agosto, farão participações especiais. O tributo, com entrada franca, acontece no dia 23 de agosto, domingo, às 11h, no Auditório Araújo Vianna. A realização é conjunta da OSPA com a Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre.

11831719_993103260741267_3922787176089154480_n

A Série Araújo Vianna da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, uma parceria entre a Fundação OSPA e a Secretaria Municipal de Cultura da cidade, levará concertos especiais ao Auditório Araújo Vianna. A estreia acontece no dia 23 de agosto, às 11h, com uma homenagem a Geraldo Flach, falecido em 2011.

Este é o primeiro grande espetáculo dedicado à produção do músico gaúcho após o seu falecimento. Antigos parceiros e admiradores de Flach, como os cantores Luciah Helena e Marcelo Delacroix, farão participações especiais com a regência do diretor artístico da OSPA, Evandro Matté.

Em 50 anos de atuação artística, Geraldo Flach deixou uma obra musical rica e extensa que o coloca ao lado dos maiores nomes da música instrumental brasileira. Foi compositor, participou de festivais de jazz no Brasil e no exterior, fez trilhas para filmes e produziu shows memoráveis. Era dono de uma técnica apurada no toque do piano, e de uma impressionante capacidade criativa de improvisar. Foi referência inspiradora para diversos músicos de Porto Alegre, especialmente os pianistas.

A banda que tocava com ele, formada por Ricardo Arenhaldt (bateria), Ricardo Baumgarten (baixo) e Fernando do Ó (percussão) irá se reunir pela primeira vez sem Geraldo, assim como o pianista Cristian Sperandir, um dos instrumentistas que absorveram suas influências.

11817059_993103247407935_642525591413544592_n

O concerto inicia com obra de Heitor Villa-Lobos que o homenageado muito apreciava, “O trenzinho caipira”, parte das “Bachianas Brasileiras nº 2”. Fora essa composição, o programa, elaborado com as músicas que ele escolheu para os seus últimos concertos com orquestra, é todo formado por peças de Flach. Uma parte delas foi escrita em parceria com outros nomes, como Jerônimo Jardim e Arthur Verocai. Alguns dos arranjos orquestrais foram feitos por ele mesmo, e outros foram realizados por Alexandre Ostrovski e Pedrinho Figueiredo.

A escolha das músicas cantadas relaciona-se com a história de cada intérprete que participa da apresentação. Luciah Helena, cantora que foi dirigida por Geraldo no espetáculo “Elis – Tanta Luz”, sobe ao palco para cantar “Abolerado Blues”, por ela já gravada. Já Marcelo Delacroix, que nutria grande admiração pelo trabalho do homenageado, se apresentou ao lado de Geraldo na última exibição do músico com orquestra, ocorrida em 2010. Ele canta “Um Novo Rumo”.

“O Geraldo Flach deixou um legado musical de grande importância. Atuou com artistas como Elis Regina, Nana Caymmi e Djalma Corrêa, e lançou vários discos, além de ter composto a trilha sonora do premiado filme Ilha das Flores. Nada melhor para começar a série Araújo Vianna do que um tributo a esse importante artista do RS”, comenta Evandro Matté.

11826042_993103267407933_1658460151080837524_n

Com essa série, que pretende apresentar nomes da música popular gaúcha e nacional em parceria com a OSPA, será dada continuidade a um histórico de apresentações da orquestra no Auditório Araújo Vianna, iniciado em 1954 pelo próprio fundador da OSPA, o maestro Pablo Komlós. “Esse é um espaço histórico para a cultura de Porto Alegre e de nosso Estado. Na década de setenta, a Sinfônica realizou inúmeros espetáculos ali, inclusive ópera”, completa o maestro Evandro.

Os outros concertos da Série ocorrerão nos dias 1º de novembro (apresentação com Coro Sinfônico e Quinteto Villa-Lobos), 24 de novembro (evento “Música dos Gaúchos”, dedicado à música feita no Rio Grande do Sul), e 6 de dezembro (concerto “Música de Cinema”, com trilhas de filmes).

 

Por: Cultura RS