Cia Municipal de Dança de Porto Alegre comemora aniversário com “Salão Grená”

Foto: Átila Vianna

A Cia Municipal de Dança de Porto Alegre faz apresentação especial comemorativa ao seu primeiro ano de criação com o espetáculo Salão Grená, sexta-feira, 14 de agosto, às 21h, no Theatro São Pedro, acompanhada de Arthur de Faria & Seu Conjunto. Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro por R$ 10,00.

Foto: Átila Vianna
Foto: Átila Vianna

A direção geral é de Airton Tomazzoni e Débora Leal, com Neca Machado na direção artística, Eva Schul e Fernando Campani na coreográfica e Liane Venturella na cênica. O espetáculo faz um tributo aos salões de bailes presentes no imaginário da cidade. Na montagem, os personagens tecem suas histórias entre milongas, tangos, valsas e outros ritmos criados a partir de pesquisa da dança contemporânea e dança de salão.

A inspiração de Salão Grená veio dos tradicionais salões de bailes de Porto Alegre, como A Bailanta(do século XIX), Floresta Aurora, além do imaginário dos salões que aparecem na MPB, como nas canções de Carlos Galhardo e Gonzaguinha. A ideia é trabalhar a cidade como um grande salão de baile, Procurando fazer uma metáfora da capital gaúcha, sempre cercada por relações de dualidade como contemporaneidade x província e popular x erudito.

Companhia – A companhia é uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e Cultura. O corpo de bailarinos selecionado para a Companhia reúne intérpretes com formação em balé, danças urbanas, sapateado americano, jazz e danças de salão, um dos grandes diferenciais do projeto. Além disso, muitos integrantes possuem trajetória profissional no Brasil e no exterior, atuando ao lado de outros oriundos de escolas públicas da periferia ou em início de carreira.

O projeto piloto da foi implantado em junho de 2014 e incluiu ainda a criação das Escolas Preparatórias de Dança na periferia, que já atendem gratuitamente 425 alunos em cinco bairros da cidade oferecendo formação gratuita em dança para crianças e jovens.

Foto: Átila Vianna
Foto: Átila Vianna

A estreia da Cia foi realizada em 30 de novembro de 2014 no Auditório Araújo Vianna. E em 2015, a Cia vem desenvolvendo um intenso programa de apresentações em concertos gratuitos, além de participação em eventos como Maratona de Dança da Cidade, Festival Dançapontocom, Conferência Municipal da Saúde, recebendo convites para circulação pelo RS e investindo no diálogo com o patrimônio público da cidade com performances, como Tempos de partida, criada especialmente para o espaço do Museu Joaquim José Felizardo.

Serviço:

Data: Sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Horário: 21 horas

Local: Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/nº)

Ingressos: R$ 10,00 (à venda na bilheteria do Theatro)

 

Por: Lucia Bandeira