Spotify: mapa mostra as bandas de rock mais ouvidas no Brasil

O Spofity, conhecida plataforma de música, lançou, nestes dias, o Musical Map: Cities of the World, uma espécie de mapa musical, pontuando as canções mais ouvidas em várias cidades do planeta, incluindo brasileiras.

1437570844

Enquanto Campo Grande se revela predominantemente sertaneja, e em Belém Wesley Safadão domina as execuções, Porto Alegre é a capital brasileira com a maior quantidade de canções de rock na lista. Grupos como Apanhador Só, Cachorro Grande, Cidadão Quem, Tequila Baby, Pouca Vogal, Nenhum De Nós, Reação em Cadeia e Júpiter Maçã,  figuram a lista dentre músicos da cena gaúcha e intérpretes de outros estados.

O mapa também revelou que há uma tendência bastante forte – e global – de artistas locais se destacarem na lista de suas cidades. A banda Selvagens à Procura de Lei , por exemplo, é destaque em Fortaleza, competindo com outros grupos de forró predominantes em todo o nordeste. O grupo de rock psicodélico Boogarins, em Goiânia, é outro caso, além do Palavrantiga, em Vitória, Skank, em Belo Horizonte e Vanguart em Cuiabá.

Algumas canções, já antigas, também se destacaram nas listas em várias cidades, como “Um Lugar do Caralho” (Júpiter Macã), “Me Lambe” (Raimundos), “Choque Cor de Rosa” (Rita Lee), “Exagerado” (Cazuza), “A Flor” (Los Hermanos), “Pra Você Guardei o Amor” (Nando Reis) e “Eduardo e Mônica” (Legião Urbana). As bandas NX Zero, Fresno e a cantora Pitty aparecem em listas de capitais de todas as regiões do país.

Algumas capitais da região norte, como Rio Branco (Acre), Palmas (Tocantins), Boa Vista (Roraima), dentre outras, não possuem listas. O mapa também mostra que o sertanejo é maioria no país, representado por duplas como Jorge & Mateus e cantores como Cristiano Araújo, seguido pela música gospel, capitaneado pela cantora folk Marcela Taís e o forró, especialmente, por Wesley Safadão.

Você pode conferir o mapa neste link: https://eliotvb.cartodb.com/viz/971d1556-0959-11e5-b1a4-0e9d821ea90d/public_map

 

Por: http://whiplash.net/