Felipe Azevedo recebe Zé Adão Barbosa, Silvia Canarim e Elias Barboza no Meme

O compositor e violonista Felipe Azevedo recebe convidados especiais em dois shows neste final de semana no Meme Santo de Casa (Lopo Gonçalves, 176). A primeira apresentação ocorre no sábado (20/6), e terá a participação de Silvia Canarim (bailaora flamenco) e Zé Adão Barbosa (ator). No domingo (21/6), Azevedo divide o palco com o bandolinista Elias Barboza. A programação faz parte do projeto Tamburilando & Burilando Encontros no Meme, que ainda prevê mais dois espetáculos no próximo final de semana.

FELIPE AZEVEDO COLOR CREDITOS DIEGO SAPIENZA (1280x853)

Cada espetáculo abordará um eixo temático, que será interpretado pelo artista convidado da ocasião. Desta forma, Silvia Canarim e Zé Adão contemplam o eixo “Flamenco e afro-brasilidades”; e Elias Barboza, o “Choro brasileiro”. Tais eixos temáticos possuem relação direta com a produção autoral e musical de Felipe Azevedo.

Em todos os shows, Azevedo se valerá da voz, violões de 6 e 7 cordas, viola caipira de 10 cordas e ukulele soprano havaiano. Ao seu lado, integram o quarteto junto ao compositor Gustavo Fetter (contrabaixo acústico), Ayres Potthoff (flautas em Dó, Sol e Pífaro) e Fernando Sessé (percussão acústica e eletrônica).

O nome do projeto configura um desdobramento do último trabalho multimídia de Azevedo, que neste ano já foi apresentado na Maison du Brésil, em Paris, no Instituto Ling em Porto Alegre e que já chegou ao público em distintos formatos e nomes: Tamburilando Canções Solo, Tamburilando Cordas e Canções, Tamburilando Instrumental, Tamburilando Canções Felipe Azevedo & Trio, etc.

Lançado em 2012, Tamburilando é um projeto multimídia que envolve CD, livro e hotsite (violaocomvoz.com.br). O verbo “tamburilar”, criado por Azevedo, vem da junção das palavras tamborilar e burilar, e significa percutir e aprimorar o que foi elaborado, arranjando e criando canções no formado violão com voz – em que o instrumento deixa de ser apenas um acompanhamento e passa a ser protagonista na textura dos arranjos, criando ambientações e planos sonoros pelas combinações tímbricas do violão com a voz.

Compositor, violonista, cantor, educador musical e ensaísta, Felipe Azevedo possui quatro álbuns gravados e lançados. É vencedor de seis Prêmios Açorianos e tem trajetória conhecida internacionalmente, tendo participado de vários festivais de música nacionais e internacionais, em países como Suíça, Noruega, Uruguai e França.

Residindo em Porto Alegre (RS), Azevedo é mestre em Letras (Estudos de Canção) pela Universidade Federal do RS (UFRGS), especialista em Pedagogia da Arte (FACED-UFRGS) e Licenciado em Música (Centro Universitário Metodista – IPA) e Letras (PUC), com formação parcial em Bacharelado em Música (UFRGS).

Atua regularmente na criação de Música de Cena, criando Trilhas Sonoras Originais para Dança, Teatro e Cinema. Dividiu palco com artistas como Guinga, Hermeto Pascoal e Ulisses Rocha, entre outros; além de ter sido músico e compositor solista convidado em Concerto com a Orquestra de Câmara do Teatro São Pedro (OCTSP), em Porto Alegre e com a Banda Municipal de Porto Alegre (Projeto EncontraBanda). Consta em seus álbuns a participação de artistas como Monica Salmaso e Marcos Suzano dentre outros.

Por: Raphaela Donaduce Flores