Canoas já vive a sua Feira do Livro

Foto: Ireno Jardim

A abertura oficial é somente no sábado (13), mas Canoas já vive o clima do mundo mágico dos livros. Nesta semana, o centro da cidade foi tomado pelo contagiante Cortejo do Livro que convidou a população a prestigiar o evento que invadirá a Praça da Bandeira com muita cultura e diversão.

Foto: Ireno Jardim
Foto: Ireno Jardim

 

O cortejo saiu da Biblioteca Pública Municipal rumo ao Unilasalle pela Rua XV de Janeiro. O evento contou com a presença de integrantes do coletivo de teatro Galegos e Frangalhos com instrumentos de percussão e seus personagens como o eterno Charles Chaplin e a doce cortesã; os esquilos do Grupo Zaffari, um dos patrocinadores da Feira; integrantes da Associação Canoense de Escritores; o Boneco Juca e sua simpatia, alunos do Colégio Rondon; e a patrona desta edição da Feira, a professora Moema Cavalcante; e do xerife da Feira, o ator Jairo Klein, encarnando o célebre escritor português Fernando Pessoa que, a todo o momento, recitava poemas que saudavam os livros e a literatura. “Estou fazendo 30 anos de carreira e 25 deles como Fernando Pessoa. É uma honra e uma felicidade muito grande poder representar um ícone das letras numa feira tão linda e importante como a de Canoas. Estarei lá todos os dias recebendo as pessoas, recitando os poemas de Pessoa e levando livros e alegria a quem quiser”, diz o xerife da feira.

Também, nesta segunda, teve início o projeto Linha da Leitura, ação da Secretaria Municipal da Cultura que vai levar às escolas de Canoas o acervo dos escritores que participarão da feira. A primeira parada foi na EMEF Theodoro Bogen, no Bairro Niterói.

maior_cortejo_feira_do_livro_08062015_ireno_jardim_17

A Feira

A 31ª edição da feira tem início no próximo sábado (13) com cerimônia, às 16h, na área central da Praça da Bandeira. Logo depois, tem apresentação do Coral de Canoas e a exibição teatral de “Histórias de Circo sem Lona”, do Grupo TIA. A Feira do Livro segue até o dia 27 de junho e contará com as presenças de nomes ilustres da literatura como Ruy Castro, Heloísa Seixas, Laura e Luciana Sandroni, Alice Riuz, Estrela Leminski, Luis Fernando Verissimo e o cubano Leonardo Padura.

A programação completa pode ser conferida no site  http://www.canoas.rs.gov.br/feiradolivro

 

Por: Daniel Soares – PMC