Piá Farroupilha, um musical em homenagem a Carlos Urbim

Piá Farroupilha, é um espetáculo infantil, inspirado na obra de Carlos Urbim. A peça foi reestruturada e se transformou num lindo musical e tem estreia no Teatro da Santa Casa no primeiro final de semana de Junho. É inspirada em três livros de Carlos Urbim: Saco de brinquedos, Piá Farroupilha, e Lata de tesouros. A adaptação do texto e direção geral é deBob Bahlis.

_MG_2882

A história se passa no ano de 1839, em plena Guerra dos Farrapos, pela ótica de um menino de 13 anos, Carlito. Longe dos campos de batalha, um menino atravessa com o pai o Rio Grande e acaba ficando sozinho num acampamento, e é justamente durante esse período que alguns personagens de Carlos Urbim aparecem para contar histórias e poemas para o menino.

Entre os personagens que visitam o menino durante o acampamento, temos uma menina índia (representando as crianças que aparecem nos livros), D. Honorina (professora particular, fã da família Real), Maria Joana (inspirada na uruguaia Juana de Ibarbourou) e o menino imperial, D. Pedro II, em um tempo em que as crianças brincavam com pandorgas e faziam seus próprios brinquedos, ocavalo era o principal meio de transporte e não havia ainda nem luz elétrica.

A estreia de uma outra versão aconteceu em 2012, numa pequena temporada na Sala Álvaro Moreyra, emocionando e divertindo o público em geral. Agora, a peça retorna reformulada, com muitas canções em homenagem ao livro Saco de Brinquedos que embalam a história.

_MG_2865

Quando: Dias 06 e 07 de Junho – sábado e domingo.

Onde: Teatro da Santa Casa (Centro Histórico-Cultural Santa Casa: Av. Independência, 75, Bairro Independência, Porto Alegre)

Ingressos: 20 reais e 10 reais ( estudantes e menores de 05 anos)

 

Por: Liane Strapazzon