Akon cria instituição para ajudar africanos sem eletricidade

O cantor senegalês-americano Akon, cujo iniciativa Akon Lighting Africa tem objetivo de levar eletricidade para cerca de 600 milhões de africanos, anunciou nesta quinta-feira (21) o lançamento de uma nova “Academia Solar” para o continente.

akon

A instituição, que será inaugurada em Bamako, capital do Mali, vai capacitar engenheiros e empresários africanos para o desenvolvimento de energia solar. Especialistas europeus ajudarão com equipamentos de treinamento e programas.

A academia terá o objetivo de ensinar pessoas como instalar e manter sistemas elétricos movidos a energia solar, assim como pequenos painéis solares, “que estão decolando na África rural”, informou a iniciativa. O continente possui 320 dias de sol por ano, divulgou a organização em nota, o que faz do uso da energia solar uma maneira ideal para aqueles que não possuem energia.

“Temos o sol e tecnologias inovadoras para levar eletricidade para casas e comunidades. Então agora precisamos consolidar especialistas africanos”, disse Samba Baithily, que fundou a organização com Akon e Thione Niang. O grupo anunciou o lançamento da academia no segundo Fórum das Nações Unidas sobre Energias Sustentáveis para Todos, em Nova York.