‘Fantaspoa’ projeta melhor do cinema de horror na capital

Amantes de filmes de horror não podem perder a 11ª edição do “Fantaspoa – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre”, que acontece entre os dias 15 a 31 de maio, nos Cines Capitólio, Bancários e Santander. Os ingressos custam até R$12,00.

Toda_la_noche_Tamae_Garateguy_e_Jimena_Monteoliva-910x512

O festival reúne títulos de mais de 30 países, sendo 71 longas-metragens – 57 ainda inéditos no Brasil – e 48 curtas. Eles estão divididos em cinco mostras – as competitivas (internacional, brasileira, ibero-americana e de curtas) e dos homenageados.

A programação conta com exibições normais e comentadas; oficinas (maquiagem e efeitos especiais; roteiro; e stop-motion); curso sobre ficção e fantasia no cinema brasileiro; festas; shows e bate-papos. As inscrições para as atividades de formação serão feitas, em breve, pelo site do Fantaspoa.

Os homenageados da edição são o músico italiano Fabio Frizzi e o roteirista americano Dennis Paoli. Os dois participam de sessões comentadas. Fizzi realiza ainda um concerto com trilhas dos filmes de Lucio Fulci e Paoli.

New_Kids_Nitro-910x512

Outra atração é a sessão do filme “Planeta Fantástico”, de René Laloux, no recém-inaugurado Cine Capitólio.

Alguns destaques são os filmes: “A Queda da Casa de Usher”, de Jesus Franco; “O Amuleto”, de Jefferson De; “Condado Macabro”, de Marcos DeBrito e André de Campos Mello; “Toda la noche”, Tamae Garateguy e Jimena Monteoliva; “A Percepção do medo”, de Kapel Furman, Armando Fonseca e Gurcius Gewdner; e “New Kids Turbo”, de Steffen Haars e Flip van der Kuil